A proposta Villa-Lobos

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A proposta Villa-Lobos
É indispensável para a juventude de hoje, começarmos o trabalho de educar musicalmente muito cedo com as gerações mais novas, principalmente com as crianças entre cinco e quatorze anos. Seu objetivo não é criar artistas e teóricos de música e sim de cultivar o gosto musical e ensinar a ouvir. Todos são capazes de receber ensinamentos musicais, tudo é uma questão deeducação e método.
O mais importante e primeiro ensinamento que se deve adquirir é a consciência do ritmo. Este treinamento deve ser feito com golpes marcados e com o auxílio de um metrônomo, sendo feito da seguinte forma: primeiro, com um golpe para cada movimento do metrônomo, até compreenderem bem; em seguida, subdivide-se em dois golpes, mais tarde, em quatro; depois em contratempo com ometrônomo, até perceberem a síncope.
Após ser transmitida ao aluno a consciência do som, faz-se exercícios dos sons com os nomes das notas. Dar-se-á começo, então aos exercícios para se formar a consciência do timbre, com a prática dos sons com diferentes vogais, para depois se adquirir a consciência dinâmica, através de exercícios de entoação, emitindo-se um só som. Ainda se obterá a consciência dointervalo com exercícios de vocalismo, de escalas e arpejos, podendo ser feito por intermédio do manossolfa, e finalmente, a consciência do acorde, com exercícios no gênero das escalas, a duas e a três vozes simultâneas, na ordem do acorde de terça e de sexta.
Os conhecimentos musicais deverão basear-se nos princípios: do indiferente para o consciente e do consciente para o subconsciente.
Oproblema da pedagogia musical era visto por Villa-Lobos em quatro diferentes aspectos, que se seguem.
1) Compreensão exata e fundamental da terminologia musical.
Os termos musicais são muitas vezes utilizados ao acaso, sem que se saiba sua significação exata. O primeiro caminho seria o esclarecimento dos mesmos, eliminando-se, assim, a confusão existente.
2) Qual a finalidade do ensino de música?Por que se estuda música?
Villa-Lobos chama a atenção para o fato de que a criança, muito antes de dominar as regras gramaticais, utiliza palavras com fluência e formula frases já com entoação. A linguagem é, para ela uma coisa viva e, não, regras no papel. O mesmo procedimento deve ser adotado para com a música. Deve-se educar o ouvido para que sejam sentidas modulações e combinações sonorasdiversas.
É necessário fazê-los ouvir a música e deixar que ela fale por si mesma, evitando-se, assim, uma série de noções preconcebidas.
3) Função do artista.
O artista deve conscientizar-se de sua alta missão de servir e de dar alguma coisa através de seu talento natural, não tendo como alvo somente seu próprio sucesso.
4) O papel do compositor.
O compositor deve trabalhar por um ideal e, não,por qualquer objetivo prático; sua música deve ser a revelação verdadeira de sua alma. Essa é a única espécie de compositor importante para Villa-Lobos. O compositor deve esforçar-se para encontrar sua verdadeira expressão e, para isso, estudar o legado musical da sua terra.
Toda a filosofia villalobiana repousa sobre esses quatro aspectos que, segundo ele, precisam ser revistos radicalmente.Resumindo, nossa rotina pedagógica deve ser, então, o compromisso de: a) basear-se na distinção e compreensão dos termos, palavras e expressões musicais; b) excluir completamente os falsos valores, priorizando a educação do ouvido e da alma, extirpando o academicismo da “música papel”; e c) conscientizar nossos intérpretes e compositores de sua missão de servidores da humanidade.
Foi dedicadaatenção especial ao trabalho de ritmo e som, visto serem considerados elementos básicos da música. As disciplinas responsáveis por esse treinamento (execução dos valores e entoação dos intervalos) foram respaldadas com a criação de material didático específico: Coletânea de solfejos, Canto orfeônico e Guia prático.
O programa de ensino do canto orfeônico é dividido da seguinte forma:
CURSO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Heitor Villa Lobos
  • Resumo sobre villa lobos
  • Parque Villa Lobos
  • Heitor Villa Lobos
  • biblioteca villa lobos
  • Heitor Villa Lobos
  • Heitor Villa Lobos
  • Planejamento Aula villa Lobos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!