A propaganda eleitoral na internet

Páginas: 11 (2557 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
A internet é hoje um importante meio de interação entre as pessoas, que podem comunicar-se de maneira rápida em qualquer lugar do planeta; assim surgiu uma nova plataforma eleitoral em que os candidatos possam mostrar as suas propostas.


1. INTRODUÇÃO

Propaganda significa difundir, espalhar, tornar comum a muitas pessoas; é um meio utilizado por quem tem um produto a oferecer, parainfluenciar pessoas a adquiri-lo ou aceita-lo. Segundo Gomes (2012, p. 325): “tecnicamente, traduz procedimentos de comunicação em massa, pelos quais se difundem ideias, informações e crenças com vistas a obter-se a adesão dos destinatários”.

Embora muito comum os vocábulos propaganda e publicidade serem vistos como sinônimos, eles não apresentam idêntico sentido; é claro que ambos têm em vistapersuadir e chamar a atenção do público, mas a principal finalidade da publicidade é econômico-comercial, enquanto que da propaganda é a comunicação ideológica. A publicidade faz um forte apelo à fantasia e ao imaginário, não apresentando compromisso com a verdade; ela busca fazer com que as pessoas acreditem que certo produto lhe proporcionará prazer e felicidade quando adquiridos. Porém nada impedeque os métodos utilizados na publicidade possam ser empregados na propaganda política, o que atualmente é muito comum. Grande parte dos discursos políticos não são mais sérios, deixando um pouco de lado as discussões ligadas a seus projetos e programas de governo, para fazer discursos fantasiosos e bem articulados, cuidadosamente feitos para agradar o povo e conquistar seu voto.

A propagandapolítica se subdivide em: partidária, intrapartidária e eleitoral. A primeira consiste na divulgação das ideias e do programa do partido, em época de eleição ou não, não podendo ter menção a nomes de candidatos a cargos eletivos, exceto os partidários, cujo interesse é angariar adeptos ao partido. A propaganda intrapartidária é realizada por um filiado de um partido político visando a convencer oscorreligionários do partido em escolher o seu nome para que possa concorrer a um cargo eletivo; trata-se assim de uma propagada que é exercida exclusivamente na órbita do partido político, daí a vedação do uso de meios de comunicação de massa, já que, não se dirige aos eleitores em geral. Por fim, a propaganda eleitoral é elaborada por partidos políticos e candidatos com o objetivo de captação devotos para a investidura em cargo público-eletivo; através da divulgação de suas propostas em época determinada por lei.

A propaganda eleitoral tem como principal objetivo a conquista do voto; permitindo que os candidatos que almejam um cargo público-eletivo tornem-se conhecidos e exponham a suas propostas com vista ao convencimento dos eleitores e a obtenção de vitória. Segundo Cândido (2008, p.152):

“A sociedade livre, de regime democrático, pressupõe eleições pelo voto livre, direto ou indireto, facultativo ou obrigatório, como única forma legítima de preencher os cargos eletivos. Logo, os Partidos Políticos e os candidatos a esses cargos, por sua vez, têm na propaganda política o meio mais eficiente de veicular seus programas e ideias, suas metas e propostas, suas plataformas ecompromissos. Assim, não há a menor possibilidade de se coibir a propaganda política, muito menos em anos eleitorais, como meio de se evitar a gama variada de dificuldades que o tema enseja e que são, muitas vezes, de difícil solução.”

Assim desde que a propaganda seja exercida em harmonia com a legislação eleitoral, ela não pode sofrer censura e ser coibida por autoridade pública e por particular.Os partidos políticos e os candidatos precisam comunicar-se de forma direta com os eleitores. E essas formas de comunicação são das mais variadas; antes os comícios de palanque, com cartazes, bandas e além de outras alegorias, eram muito utilizados em épocas de eleição, onde não faltavam discursos inflamados. Mas hoje o que se vê são carreatas, ou seja, desfile de carros; porém a mídia foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propaganda eleitoral na internet
  • Asp ctos controvertidos da Propaganda Eleitoral na Internet
  • Propaganda eleitoral
  • Propaganda Eleitoral
  • Propaganda eleitoral
  • Análise da propaganda eleitoral no brasil
  • Propaganda eleitoral extemporanea
  • INTRODUÇÃO A PROPAGANDA ELEITORAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!