A profiss o de assistente social surgiu no Brasil na d cada de 1930

464 palavras 2 páginas
A profissão de assistente social surgiu no Brasil na década de 1930. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão.

( obs.: essa parte aqui pode por em algo da conclusão)
A ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL

A origem do s.s está ligada a questão de que no século XIX na Europa com o surgimento do Sistema Capitalista e a revolução industrial,era onde a classe dominante (burguesia) subordinavam as demais, que eram utilizadas como mão de obra e estes eram chamados de proletariados.
Os burgueses apoiados pela igreja católica, resolveram criar um assistencialismo financeiro, alienando o proletariado como forma de obter um maior resultado e subordinação, tudo isso com o apoio do Estado.
Com isto, o objetivo da burguesia era se manter no poder, então surgiu a estratégia de utilizar a filantropia para conseguir o consenso das classes trabalhistas, visando desestruturar os movimentos dos trabalhadores e inserir o capitalismo como ideal.
No Brasil, o surgimento do Serviço Social, se deu no século XX de forma similar ao da Europa, com a burguesia e a igreja católica trabalhando juntas para manter o sistema capitalista, e com a burguesia no topo, esta usava de meios psicológicos para “escravizar” a classe trabalhadora, com ênfase nas idéias de Mery Richmond e nos fundamentos do serviço social de caso, a técnica esta a serviço da doutrina social da igreja.

Nos anos seguintes (1922 e 1932) a igreja católica realizava ações, com vista de concretizar os ideais do serviço social, sendo criado nesse mesmo ano o Centro de Estudo da Ação Social, que seria uma das fases de evolução do Serviço Social no Brasil.

Nos anos 30 quando Getúlio Vargas assume o governo, há um grande movimento das massas sociais.O proletariado se organiza e funda o sindicato, para que lutem por melhores condições sociais.
A igreja através da caridade e assistência

Relacionados

  • Humanização hospitalar
    29330 palavras | 118 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • A história das barragens no brasil
    188245 palavras | 753 páginas