A profissão docente: perspectivas e desafios

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
A PROFISSÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.

Débora Duarte Brito*
Jayane Xavier*
Maria Cydnayla Melo Vieira*

RESUMO

Este artigo tem por finalidade abordar e refletir sobre a docência: as perspectivas e os desafios que envolvem esta profissão.
Consideraçõesserão realizadas acerca dos aspectos aliados às práticas docentes, à realidade do professor, sua formação, bem como aos desafios que o mundo contemporâneo faz à educação, mais especificamente à escola e ao profissional que nela atua.

Palavras-Chave: Docência, profissão, educação, perspectivas, educação.

__________________
* Alunas do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia daUniversidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral/CE. Disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil – Orientador Prof. Me. Ulissis Paixão.
INTRODUÇÃO

Atualmente a identidade do profissional docente tem sido redefinida em função de uma sociedade em rápida transformação de perspectiva e valores, o que tem demandado tanto dos profissionais quanto dos sistemas educativos nos quaisestão inseridos; ações que possam responder a esses desafios.
Os desafios pertinentes a profissão docente é alvo nas mais atuais discussões no âmbito educacional. Analisando a educação brasileira e sua crise histórica, que se manifesta nos altos índices de evasão e fracasso escolar, nos recursos insuficientes destinados à educação e na busca incessante por uma educação de qualidade, podemoschegar a uma conclusão de uma sucessão de tentativas.
A grande maioria das reformas educacionais brasileiras propostas e colocadas em prática é caracterizada por enfatizar o processo, recorrendo a novos recursos da tecnologia educacional e por condicionar os fins da educação às necessidades da produção e do desenvolvimento econômico do país.
Nessa perspectiva, o professor é visto comoum mero técnico aplicador de regras, planos e normas concebidas por especialistas e, como tal, não é ouvido nem considerado com relação às mudanças possíveis no seu campo de trabalho, além de muitas vezes ser cobrado e culpado pelo fracasso da escola e do sistema educacional.
Desta forma, os educadores podem encontrar caminhos para lidar, por exemplo, com as dificuldades associadas àimplementação do projeto pedagógico, ao distanciamento das famílias, à violência e às drogas na escola, ao mau desempenho dos alunos, à falta de identidade da instituição, fatores que, isoladamente ou em conjunto, afetam o equilíbrio da profissionalidade docente.
Pelo fato de favorecer uma reflexão contextualizada sobre o exercício profissional, o posicionamento crítico sobre a vida escolar,válido em si mesmo, estende o seu potencial formativo, criando alternativas também para o enfrentamento responsável das condições limitantes do trabalho docente e dos fatores de insatisfação que, tão freqüentemente, associam-se aos prejuízos educacionais ou até ao comprometimento da saúde dos docentes.
Um dos questionamentos que envolvem essa temática pode ser respondido quando se entende acompetência docente como algo não traduzível por técnicas ou habilidades. O professor não é um técnico. É, antes de tudo, um sujeito integrado com o mundo e sabedor de seu papel social. Ser professor significa ser um sujeito capaz de utilizar o seu conhecimento e a sua experiência para desenvolver-se em contextos pedagógicos práticos.
Analisando a nível acadêmico, percebemos que as idéiassão contrárias; devemos apostar na transformação e mudança da educação como um processo interno, gerado pela reflexão, participação e conscientização dos sujeitos educativos: seu pensamento, sua experiência para a vida e seus projetos, atitudes, crenças, valores e ideais, com o objetivo maior de incentivar a participação do professor nas políticas educacionais e na construção do coletivo nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A PESQUISA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: Desafios e Perspectivas,
  • “Desafios e perspectivas da profissão docente no brasil contemporâneo”
  • resenha critica do livro A PESQUISA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
  • A REALIDADE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE.
  • resenha Profissão Docente – novos sentidos, novas perspectivas
  • Práticas Pedagógicas. Profissão Docente e Formação – Perspectivas Sociológicas
  • Os sentidos e desafios da profissão docente numa experiência em ead
  • Profissão Docente: origem, desenvolvimento histórico e desafios atuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!