A PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA NO DISTRITO DE POTUNDUVA, JAÚ-SP

422 palavras 2 páginas
A produção sucroalcooleira no Brasil, principalmente no interior do Estado de São Paulo vem se intensificando cada vez mais, devido o crescimento da demanda de mercado consumidor, tanto interno como externo.
A cana-de-açúcar é a matéria prima de vários produtos, principalmente do açúcar e do álcool.
Entretanto, o açúcar só foi introduzido na Europa por volta do século X, por intermédio dos árabes, onde inicialmente, o cultivo da cana e a produção de açúcar restringiu-se à bacia do Mediterrâneo e, somente mais tarde, foi introduzido na América e assim sucessivamente no Brasil. Ele é um item da alimentação humana muito utilizado por todas as nações e se destina, principalmente, a adoçar bebidas e alimentos, sendo obtido a partir do beneficiamento de méis cristalizáveis da cana.
Já o álcool é uma fonte de energia renovável que substitui a gasolina, um dos derivados do petróleo. Desta forma, o álcool sendo uma fonte de energia limpa, ou seja, menos poluente, contribui e muito para uma menor emissão de gases na atmosfera, pois a energia utilizada do petróleo tem uma emissão de gases muito maior. Além de também ser base para produtos como, perfumes, produtos de limpeza em geral, entre outros.
Sendo assim, também podemos afirmar que o açúcar e o álcool são commodities (mercadorias que são utilizadas nas transações comerciais de produtos de origem primária) e são muito importantes na regulação das bolsas dos mercados consumidores internacionais.
Então, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de produção agroindustrial, tendo como base a produção sucroalcooleira da usina situada no Distrito de Potunduva, Jaú-SP.
O trabalho é constituído de uma pesquisa bibliográfica, que analisa o início do domínio da agricultura pelos seres humanos, a agricultura antes do descobrimento do Brasil e a agricultura após o descobrimento do Brasil, passando dos complexos rurais para os complexos agroindustriais – CAI. Contamos ainda com uma análise do histórico da cana de

Relacionados