A PRODUÇÃO DA IDÉIA DE ESCOLA PÚBLICA, UNIVERSAL E GRATUITA: CONDORCET E DIDEROT

7741 palavras 31 páginas
A PRODUÇÃO DA IDÉIA DE ESCOLA PÚBLICA, UNIVERSAL E GRATUITA: CONDORCET E DIDEROT
Gilberto Luiz Alves*1
RESUMO
Este trabalho se insere dentro de uma investigação mais ampla cujos objetivos são dois: l) apreender o surgimento da idéia de escola pública, universal, laica, gratuita e obrigatória nas nações capitalistas mais avançadas e 2) destacar o processo de sua produção material até fins do século XIX. As singularidades históricas dessas nações, a partir do século XVII, levaram à formulação de finalidades, objetivos e propostas não coincidentes para a escola pública e para a definição dos limites da ação estatal visando estendê-la a todos. Entre essas singularidades, são analisadas as formas através das quais três vertentes do pensamento burguês focalizaram a instituição escolar: a vertente revolucionária francesa, a vertente expressa pela Reforma e a vertente correspondente à economia política.
A relevância dessa forma de enfrentamento da questão se radica no fato de que as tendências históricas detectadas naquelas nações, na condição de formas mais desenvolvidas da educação burguesa, são as chaves para o entendimento das formas de realização da escola pública em países e regiões menos avançados, na medida em que o modo de produção capitalista integrou o mercado mundial e plasmou as relações sociais no universo à imagem e semelhança do capital.
O presente trabalho cinge-se ao nascimento da idéia de escola pública na França e, em especial, às elaborações de Condorcet e Diderot. Do ponto de vista teórico, busca colocar-se no âmbito da interpretação histórica, segundo os cânones da ciência da história, tal como a concebeu Marx em A ideologia alemã. Acentue-se que as conclusões, de uma forma aparentemente paradoxal, vêm ganhando o caráter de crítica à interpretação ditada pelo materialismo vulgar. Têm aflorado elaborações distanciadas daquelas presentes no grosso da historiografia marxista. Isto denota uma diferença acentuada na interpretação do mesmo

Relacionados