A produção poética feminina em países africanos de expressão portuguesa

Páginas: 12 (2798 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
A PRODUÇÃO POÉTICA FEMININA EM PAÍSES AFRICANOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA

por

Patricia Brolo Oliveira Passamani

Produção Avançada de Trabalho Acadêmico

Rio de Janeiro
2008
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 00
2. história e estudos literários africanos 00
2.1. Papel da mulher na sociedade africana 00
3. Construção de uma "tradição feminina"? 00
4. Considerações Finais 00
Referências 001 – INTRODUÇÃO
Vozes pedindo chuva...
tuas rochas pedindo chuva...
terra à espera de chuva
poemas de chuva caindo
(Duarte, Vera. p.78).
Ao se pretender realizar qualquer estudo e pesquisa que vise investigar a produção literária feminina, de expressão portuguesa, em países africanos, corre-se o perigo real de elaborar uma alentada visão genérica, que enxerga o continente africanocomo um bloco monolítico, e não permite que se compreenda os aspectos sócio-culturais específicos de cada região e que condicionam a produção literária .
Pode-se considerar que a produção literária de autoria feminina ainda é muito incipiente nos países africanos de língua portuguesa. À primeira vista tal fato tomaria a aparência de um paradoxo, já que durante as lutas libertárias as mulheresdesempenharam importante papel político nas organizações que lutavam contra o colonialismo. Mas a partir do momento em que divisa o processo de formação histórica, política e social das nações africanas, e o período de transformações recentes pelo qual passaram e como isso se refletiu sobre o papel das mulheres, a visão sobre a literatura se torna mais clara.
O presente artigo busca, pormeio de uma visão que leva em conta o processo de formação histórica, tecer um panorama revelador das condições de produção da literatura de autoria feminina, em países falantes de língua portuguesa, no contexto do continente africano.
Para relatar o que caracteriza a produção literária que é alvo de nosso interesse é necessário, primeiramente, empreender uma breve mas decisiva jornada peloprocesso de formação histórica das nações africanas, principalmente da África meridional, de Angola e Moçambique, e também elaborar uma visada diacrônica das literaturas respectivas.
Num segundo momento buscamos compreender as atribuições da mulher nas sociedades africanas, atentando para as manifestações dos primórdios tribais nas sociedades contemporâneas.
A mulher é a detentorada palavra, aquela que cala sobre os segredos da sabedoria de viver a vida nas condições em ela nos é oferecida ? Esta é uma questão a mais que buscamos responder em nosso breve estudo.
Há muito que se discute, na academia, a possibilidade de verificação de uma tradição feminina , de uma voz , com características próprias , que percorre a trajetória histórica da produção literária.Buscamos evidências desta presença em nossa breve viagem em torno do tema.
De um modo geral, a poética e as prosas femininas originais das comunidades africanas de língua portuguesa colocam o leitor diante de cenas e reconstruções de mulheres em espera e ação, em silêncio e canto, em cansaço e renovação, por meio de metáforas representadas por vozes marcadamente orais que aproximam os sentidosna reescrita literária, reinventando imageticamente o papel da mulher nessas comunidades.
O presente artigo impõe dimensões modestas e este motivo explica as opções realizadas , bem como aponta a escolha por uma pesquisa de cunho bibliográfico e de levantamento de fortuna crítica das autoras aqui brevemente trabalhadas.

2- HISTÓRIA E ESTUDOS LITERÁRIOS AFRICANOS

A Áfricaconstitui um continente de dimensões notáveis e que abriga uma miríade de nações, grandes ou pequenas, das mais diversas orientações políticas e religiosas, mas que possuem um elemento formador em comum : foram vitimadas por um processo de colonização e partilha, fomentado pelas nações imperialistas. Em todo este período histórico nos interessa compreender aquilo que se deu, efetivamente, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Países africanos
  • Independência de países africanos
  • idependencia dos paises africanos
  • Atualmente os países africanos mais desenvolvidos.
  • Exploração dos Países Africanos
  • parte historica paises africanos
  • cultura e costumes do paises africanos
  • Antologia poética: A expressão do Eu-Lírico.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!