A produção de lixo no Brasil e o não reaproveitamento

Páginas: 2 (277 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade e é jogado fora. Pode ser sólido, liquido, pode ter origem doméstica ou industrial, pode ser orgânico ou inorgânico.E principalmente: pode ser reciclável ou não.
Todavia esse processo de reaproveitamento que contribui com a redução de poluição ao meio ambiente é praticamenteignorado. A quantidade de lixo que é reaproveitada é muito pequena, quase insignificante se comparada á quantidade gerada diariamente no Brasil.
O volume de lixoproduzido pelos brasileiros cresceu de 213 mil toneladas por dia em 2007 para 273 mil toneladas por dia em 2013 de acordo com o site da câmara legislativa do Brasil, esó uma pequena porcentagem do mesmo é reaproveitada apesar das diversas iniciativas existentes em prol da reciclagem.
Esse aumento na produção de lixo se deve aoaumento do poder aquisitivo da população e, além disso, quanto mais produtos industrializados forem produzidos mais lixo também será gerado.
A maior parte dessematerial acaba indo para os lixões e aterros (aproximadamente 99%) e só 1% do lixo recebe tratamento como compostagem, incineração e reciclagem.
Esse problema teriauma proporção significantemente menor se a população só consumisse aquilo que tivesse real necessidade, e reaproveitasse aquilo que pode ser reaproveitado. Ambas asmedidas seriam, com certeza, responsáveis pela diminuição da poluição, da quantidade de lixo, das doenças causadas por aquilo que está contaminado e não foidescartado de maneira correta e etc. E acabando assim com grande parte dos problemas existentes atualmente graças á não-reciclagem e ao descarte incorreto do mesmo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A produção de lixo no Brasil
  • REAPROVEITAMENTO DO LIXO
  • LIXO ORGÂNICO: MANEIRAS DE REAPROVEITAMENTO.
  • A ciência e o reaproveitamento do lixo orgânico
  • uma produção de lixo
  • lixo no Brasil
  • Resenha
  • O Lixo no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!