A process for the purification of organochlorine contaminated

548 palavras 3 páginas
A filtração por membranas é uma técnica utilizada para separar partículas de um líquido com a finalidade de purificá-lo. Este método de filtragem, com uso de filtros de membrana industriais, possui uma série de aplicações, que vão desde o tratamento de águas residuais até a filtragem do leite utilizado para produção de queijos e seus derivados, e há várias abordagens diferentes para o método de filtração por membranas, contudo, em todos os casos, o objetivo é criar um solvente filtrado. Um número de diferentes tipos de sistemas de filtragem de membrana está disponibilizado no mercado por meio de empresas que se especializam em produtos de filtração, com membranas de substituição e outras peças e equipamentos.
No processo de filtração por membranas, um solvente é passado através de uma membrana semipermeável, sendo que a permeabilidade da membrana é determinada pelo tamanho dos poros na membrana, e eles vão agir como uma barreira para as partículas que são maiores do que os poros, enquanto o resto do solvente pode passar livremente através da membrana. O resultado é um líquido limpo e filtrado, com o soluto removido retido no filtro.

Nanofiltração, microfiltração, ultrafiltração e osmose reversa são todas as técnicas de filtração por membranas. Em todos os casos, o tamanho dos poros tem que ser cuidadosamente calculado para excluir as partículas indesejáveis, e o tamanho da membrana tem que ser projetado para uma excelente eficiência operacional. As membranas são também propensas ao entupimento dos poros, pois se enchem lentamente com as partículas retidas nelas, o que significa que o sistema deve fornecer acesso para fácil limpeza e manutenção, com o objetivo de que os filtros utilizados sejam mantidos em bom estado de funcionamento e sempre com desempenho satisfatório.
Todos os fabricantes de filtros de membranas projetam, anualmente, inúmeros modelos de filtros de membranas para aplicações industriais. Uma das grandes vantagens desse sistema é que ele não

Relacionados

  • trabalhos online
    3270 palavras | 14 páginas
  • Toxicologia alimentos
    78316 palavras | 314 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas