A problemática da igualdade e da liberdade

Páginas: 8 (1828 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Faculdade Mineira de Direito – Unidade São Gabriel





A problemática da igualdade e da liberdade


Amanda Geovana Silva Alves
Giselle Pena Batista
Meiriele Rodrigues Lelis Barroso
Reinaldo Ferreira Barros
Thais Emannuele Padilha Ribeiro









Belo Horizonte
Novembro de 2010

Amanda Geovana Silva Alves
Giselle PenaBatista
Meiriele Rodrigues Lelis Barroso
Reinaldo Ferreira Barros
Thais Emannuele Padilha Ribeiro





Política
A problemática da igualdade e da liberdade
Orientadora: Helaine Francisco Sampaio










Belo Horizonte
Novembro de 2010
1. Introdução:
O surgimento do liberalismo se deu com John Locke, o qual era contratualista. Locke, pregava um estado de natureza humano depaz relativa e com apenas alguns inconvenientes. Esses inconvenientes se dão pelo fato do ser humano não somente ser racional e sim passional. Locke prega também que o homem já nasce com direitos naturais anteriores ao estado, o que constitui um ponto fundamental de sua teoria.
A doutrina liberal compreende o limite dos poderes e funções do estado; onde o limite dos poderes seria o estado dedireito, e o limite das funções o estado mínimo.
Já no socialismo idealizado por Marx, a idéia seria de um Estado Máximo onde a intervenção estatal é fortíssima e políticas e sociais são essenciais.

2. Liberdade X Igualdade _ Concepção liberalista
O Liberalismo defende que o estado deve possuir funções mínimas e poder limitado, assim não violando o direito natural de cada homem. O Estado deDireito é um estado no qual os direitos dos cidadãos estão juridicamente protegidos e o poder publico regulado por leis fundamentais ou constitucionais. Já o Estado mínimo é um estado não intervencionista e com funções reduzidas, onde garante a segurança de seus indivíduos entre eles mesmos. O estado liberal não intervém na esfera privada de cada cidadão o deixando livre para seu desenvolvimento.Sendo assim a liberdade na doutrinal liberal é negativa, já que não possui nenhuma interferência na esfera de direitos individuais.
Segundo Bobbio “a única igualdade aceita e defendida pelos liberais é a igualdade na liberdade”. Eles defendem essa idéia afim de não se meterem na expansão individual de cada ser. A igualdade não pressupõe a liberdade, tendo em vista que a liberdade vem primeiro.Portanto não se pode reivindicar a igualdade sem ter a liberdade.
O estado Liberal defende as diferenças entres os seres, pois um individuo jamais se igualara ao outro, seja por aspectos físicos ou intelectuais. A igualdade liberal reside na liberdade igualmente garantida a todos. E o que garante isso são as igualdades jurídicas e de direitos. A primeira garante a igualdade perante as leis e asegunda os direitos fundamentais de todos os cidadãos sem discriminação.
Portanto desigualdades são aceitas na doutrina liberal, defendendo assim o direito natural de cada individuo de prosperar como deseja.
3. Liberdade X Igualdade _ Concepção Marxista
Para termos a desigualdade, basta apenas deixar as coisas seguirem seu curso natural. Mas se quisermos uma real igualdade não podemos relaxar nunca.A igualdade é fruto de atos humanos, enquanto a desigualdade é fruto natural das coisas.
A busca do homem pela igualdade o estimula a lutar contra o destino , a natureza, a injustiça. Talvez a busca pela igualdade seja uma luta sem fim, pois é um desejo insaciável o qual é incapaz de satisfazer ser humano pois quanto mais ele se iguala em um aspecto, se desiguala em outro.
A desigualdade logo seassemelha a algo injusto, o que de certa forma é o correto e nos leva a ter essa exata concepção. Pois quanto mais pensamos, mais geramos uma lista extensa do que nos falta, do que nos é desigual a nosso semelhante.
Uma das questões mais levantadas seria como lhe dar com todas essas desigualdades? Marx prevendo isso levantou a hipótese de uma sociedade socialista na qual o desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • igualdade e liberdade
  • igualdade e liberdade
  • Igualdade na liberdade
  • Liberdade ou igualdade
  • Liberdade e Igualdade
  • Igualdade e liberdade
  • Liberdade e Igualdade
  • liberdade e igualdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!