A privatização de aeroportos brasileiros e os jogos esportivos de 2014 e 2016

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
-INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA:

A privatização de aeroportos brasileiros e os jogos esportivos de 2014 e 2016

A ideia original da pesquisa sobre aeroportos brasileiros, por ser atual, está à mercê de acontecimentos. E na última terça-feira (26/04/11), após muita discussão sobre os aeroportos, após muitas autoridades (inclusive internacionais), se pronunciarem sobre oassunto, o anúncio de privatização de aeroportos foi feito. Quais as vantagens para o Brasil de que tal fato ocorra? Será que realmente a privatização viabilizará o tráfego de pessoas? E a estrutura aeroportuária, o que oferecerá aos brasileiros após os jogos?
Com estas e outras perguntas, questões foram feitas sobre as vantagens de tal situação. Como as atenções estão voltadas para ainfraestrutura brasileira, a agilidade passou a fazer parte das eternas discussões sobre os aeroportos brasileiros, que estão em pauta desde a década de 90. “Após o intenso processo de desregulação do setor, iniciado no início dos anos 1990, por meio de progressivas rodadas de liberalização, culminando com a criação da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC (Lei n. 11.182/2005), o mercado de aviação civilencontra-se hoje em nítido impasse, cujo efeito visível é o gargalo de infra-estrutura” (SILVA, 2010. p.50). No início de maio os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas terão seus editais lançados, para que a concessão ocorra. Entre o fim de junho e início de julho, será a vez dos aeroportos de Confins (Belo Horizonte), e Galeão, no Rio de Janeiro.
A economia brasileira iráagradecer, pois hoje a capacidade aeroportuária está saturada nos principais aeroportos. A exemplo dos aeroportos americanos, do aeroporto peruano Jorge Chaves (que é considerado o melhor da América Latina), e do inglês Heathrow que se tornou o principal hub (eixo) doméstico e um dos principais da Europa, a expectativa é de que no Brasil a privatização alcance tal êxito.Basicamente isso ocorre pelo uso concentrado da infra-estrutura aeroportuária, em especial elevando o congestionamento nos aeroportos centrais. No caso brasileiro, os dez principais aeroportos do país (Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Guarulhos, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Recife), concentram 63% do tráfego aéreo doméstico. Além disso, o ritmo de concentração é nítido, uma vezque, estimuladas pelas rodadas de liberalização, mais as companhias aéreas concentram seus vôos em aeroportos centrais. (SILVA, 2010, p.55).

Assim, poderemos diminuir o número de atrasos de vôos como em Cumbica, melhorar a sinalização dentro dos aeroportos e possuir infraestrutura mais confiável, para as esteiras, por exemplo, para diminuir o número de extravio de bagagem e possuir umaestrutura mais convidativa, em relação às acomodações, enquanto se espera no saguão e aumento da oferta de pistas para pouso e decolagem. (SILVA, 2010). Aeroportos- chave como os do eixo Rio- São Paulo, irão receber, segundo dados, cerca de 500 mil passageiros por dia, com o fim dos eventos os usuários do eixo, contarão com uma estrutura mais adequada para receber quase a metade dos passageiros daépoca dos eventos. Oferecendo conforto e comodidade para o movimento normal nos aeroportos brasileiros e permitindo mais segurança para a movimentação nas pistas, já que contaremos com espaços mais amplos e seguros.
Portanto, os brasileiros, usuários deste serviço, ficam na expectativa para receber um melhor serviço após os jogos, o Brasil fica na expectativa de oferecer um espetáculo parao público interno e para os visitantes, os empresários na expectativa de aumentar suas vendas, o turismo desejando a movimentação que esta época atípica oferecerá. Só resta ao Brasil que as obras ocorram e que possam suprir a demanda em relação aos serviços prestados.

Palavras-Chave: Infraestutura; público; eficácia.

Após tornar-se o país sede tanto da Copa do Mundo quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aeroportos brasileiros e a copa de 2014
  • Pim terminais para turistas e visitantes dos jogos de 2014 e 2016
  • A inovação na copa do mundo de 2014 e nos jogos olímpicos de 2016
  • Privatização aeroportos
  • Privatização aeroportos
  • Aeroportos de 2014
  • Instalação de terminais de computadores para a copa de 2014 e para os jogos olímpicos de 2016
  • Pin ii copa do mundo de 2014 e jogos olímpicos em 2016

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!