A primeira síntese keynesiana de Bernard Bernier

1212 palavras 5 páginas
BERNIER, Bernard. A primeira síntese keynesiana. In: O pensamento econômico contemporâneo. Lisboa: Piaget, 2002.

O autor Bernard Berner vai iniciar seu texto dizendo que foi o modelo IS-LM, desenvolvido por Hicks, que iniciou a base da primeira síntese keynesiana. Este modelo, que conserva aspectos keynesianos e integra teorias de inspiração clássica, foi reformulado, levando contribuições de alguns economistas importantes.
O modelo IS-LM descreve uma economia em equilíbrio, mas que os desvios em relação ao equilíbrio podem, a curto prazo, provir de flutuações da procura ou da rigidez dos preços e salários.
Este modelo apresenta equilíbrio simultâneo de dois mercados, o de bens e serviços e o da moeda no quadro de uma teoria da procura global e de uma economia de preços fixos. A curva IS, condição de equilíbrio no mercado de bens, é essencialmente keynesiana dado que indica as combinações do produto e da taxa de juros compatíveis com a igualdade I=S e que ela incorpora o efeito de uma variação da taxa de juro no investimento. A curva LM é a condição de equilíbrio no mercado da moeda; ela decorre da teoria keynesiana da procura da moeda (preferência pela liquidez), sendo dada a oferta da moeda. A intersecção dessas duas curvas é o ponto de equilíbrio. No entanto, neste ponto, o produto (PIB) não é obrigatoriamente o de pleno emprego por duas razões: a primeira é uma situação em que o investimento e o multiplicador não podem desempenhar o seu papel, é o chamado de armadilha de liquidez de Keynes; a segunda razão é a situação em que o investimento é inelástico para a taxa de juros. No entanto, os economistas da síntese calculam que estes dois casos são extremos e pensam que as curvas IS e LM têm uma inclinação mais ou menos acentuada, o que constitui o cerne da sua apreciação da eficácia relativa das políticas econômicas.
As políticas econômicas apropriadas à gestão da procura são as políticas fiscais e monetárias. Uma política fiscal expansiva pode ser utilizada

Relacionados