A Primeira Comiss O De Controle De Infec O Hospitalar

394 palavras 2 páginas
A primeira comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) no Brasil foi criada em 1963, no Hospital Ernesto Dornelles, no Rio Grande do Sul e após vinte anos, através da Portaria nº 196, de 24 de junho de 1983, o ministério da saúde determinou que todos os hospitais do país deveriam ter CCIH, independentemente da natureza da entidade mantenedora. A partir desta determinação, os conhecimentos técnicos e propósitos pedagógicos puderam expandir-se nacionalmente, e com o passar do tempo houve uma promulgação efetiva da CCIH, realizada em 27 de agosto de 1992, pela Portaria nº 930, reestruturando o Programa de Controle de Infecções Hospitalares-PCIH. E em 12 de maio de 1998 foi assinada uma nova portaria para nortear as ações de controle de infecção hospitalar em nosso meio (SCHEIDT et al., 2006).
Esta portaria teve como propósito, ampliar o campo de atuação dos profissionais, gerenciando as ações de controle estabelecidas. É composta por cinco anexos com as diretrizes e normas para a prevenção e controle das infecções hospitalares, que discorrem sobre: organização e competências do programa e da comissão de controle de infecção; conceito e critérios diagnósticos das infecções hospitalares; orientações sobre a vigilância epidemiológica das infecções hospitalares e seus indicadores e recomendações sobre a lavagem das mãos e outros temas como uso de germicidas, microbiologia, lavanderia e farmácia (CARDOSO; SILVA, 2004).
Durante o estagio supervisionado I, podemos acompanhar e participar de várias ações feitas pela CCIH. Podemos perceber o quanto é importante o trabalho exercido pelos profissionais que fazem parte deste setor.
O grupo de estagio foi dividido em duplas e estas colocadas em setores diferentes e após um determinado período (cinco dias) houve o rodízio dos grupos. Os setores foram: CCIH, Agência Transfusional, Nep e Coordenação de serviços gerais de higienização e limpeza.
Dentre as ações que tivemos o privilegio de participar, foi à reorganização do

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • UM ESTUDO DE GÊNERO EM PROCESSOS DE HOMICÍDIOS DE MULHERES COM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
    28969 palavras | 116 páginas