A Preservação Da Cultura Como Um Mecanismo Para O Desenvolvimento Do Turismo Cultural Na Cidade De Chimoio

Páginas: 7 (1547 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
1. INTRODUCAO

O turismo não pode ficar de fora quando se discute sobre o desenvolvimento económico, principalmente porque esta é uma actividade socioeconómica que tem vindo a registar um crescimento acentuado a nível mundial a vários anos. Sendo uma actividade em constante evolução, tem sido a forca motora de desenvolvimento de muitos países.
Moçambique, pela sua localização geográfica eseu legado histórico-cultural, não ia ser diferente, esta actividade tem apresentado repercussões na balança de pagamentos peculiarmente quando se trata de turismo receptor que abrange as visitas de um país por não residentes do mesmo, pois turistas de várias partes do mundo viajam com destino a Moçambique, almejando usufruir das lindas praias e do legado histórico-cultural cá existentes, originandodesta forma, uma entrada de divisas para a economia Moçambicana.
Neste prisma, o presente trabalho tem como tema, “A Preservação Da Cultura Como Um Mecanismo Para O Desenvolvimento Do Turismo Cultural Na Cidade De Chimoio” e foi elaborado com o intuito de fazer uma mera abordagem de aspectos relevantes inerentes ao desenvolvimento do turismo cultural na Cidade de Chimoio.









2.OBJECTIVOS

2.1. Geral:
Compreender o desenvolvimento do turismo cultural na cidade de Chimoio.
2.2. Específicos:
a) Indicar as actividades culturais que contribuem para o desenvolvimento do turismo cultural.
b) Falar do envolvimento da comunidade local.
c) Apresentar os benefícios do turismo cultural para a cidade de Chimoio.













3. METODOLOGIA

Para amaterialização do presente trabalho recorreu-se à alguns processos metodológicos imprescindíveis na realização de um trabalho de pesquisa a saber:
a) Pesquisa bibliográfica: consistiu na consulta e leitura de obras que versam sobre o tema em abordagem, com o intuito de se construir uma base teórica sobre o assunto em estudo.

b) Pesquisa virtual: baseou-se na consulta de artigos, páginas disponíveis nainternet a fim de recolher informações complementares.














4. REVISAO BIBLIOGRAFICA

4.1. Conceitos Básicos
4.1.1. Preservação
No ponto de vista de RUAN (2010), preservação é o acto de conservar o que já existe e procurar levar ao mais próximo da realidade, impedindo que se destrua futuramente,
4.1.2. Turismo
MATHIESO e WALL (2001), definem turismo como sendo omovimento provisório de pessoas, por períodos inferiores a um ano, para destinos fora do lugar do residência e de trabalho, as actividades empreendidas durante a estadia e as facilidades são criadas para satisfazer as necessidades do turista.
Segundo a OMT (2003), turismo é o conjunto de actividades desenvolvidas pelas pessoas ao longo de viagens e estadias em lugares diferentes do seu entornohabitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios, ou outras.
Inobstante, essas definições comungam dos mesmos ideais, ou seja, não divergem muito uma da outra, pois cada autor mostra seu parecer em relação ao conceito turismo, mas nota–se uma convergência de ideias quando abordam aspectos como deslocamento de pessoas por um período inferior a um ano.4.1.3. Cultura
Segundo PEREZ (2009:18), cultura é o conjunto de actividades intelectuais e artísticas, como por exemplo a musica, a literatura, o teatro, o cinema, a pintura, a escultura e a arquitectura.
Cultura é o conjunto de crenças, costumes, valores espirituais e materiais, realizações de uma época ou de um povo, manifestações voluntariais que podem ser individuais ou colectivas pelaelaboração artística ou cientifica, (MYNAKI 2007:8).
Para BARRETTO (2004), cultura é o conjunto de hábitos, ideias e criações, podendo ser assimiladas ou não pelo turista.
Depois dessas definições conclui-se que a cultura é um complexo metabiologico e que dependendo das circunstancias esta pode se adquirir assim como perdé­la.

4.1.4. Turismo cultural
Segundo STEBBIS (1996) citado por PEREZ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O turismo cultural como fator de desenvolvimento na cidade de ilhéus-bahia
  • Indústria cultural: cultura e desenvolvimento
  • RESENHA CRÍTICA Turismo Cultural e Desenvolvimento em Cabaceiras – PB
  • Arraial do pavulagem e manifestações culturais: uma proposta de preservação da cultura paraense.
  • “A cultura como responsabilidade do estado e a relação deste com os índios: tutela e preservação de suas...
  • Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Desenvolvimento Econômico Perspectivas para o Futuro
  • Turismo Cultural
  • Turismo Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!