A presença do fantástico em o gato preto, de edgar allan poe

Páginas: 15 (3718 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
A PRESENÇA DO FANTÁSTICO EM O GATO PRETO,
DE EDGAR ALLAN POE

Bruno Augusto Monteiro GONÇALVES (G-FAFIJAN/PIIC)
José Eugênio das NEVES (FAFIJAN, UEL)

Introdução

Alguns autores são caracterizados pelo seu modo de escrever, são únicos, inconfundíveis. Edgar Allan Poe não é exceção a esse paradigma. Nascido em 1809, teve com a morte da mãe e o desaparecimento do pai nos primeirosanos de sua vida, uma infância e uma adolescência bastante conturbada que resultaram em um futuro não tão promissor, sua existência foi, indiretamente, retratada em sua obra. Poe tinha um gosto especial por escrever contos e neles retratava as divergências e antíteses existenciais por ele vividas, paradoxos como loucura e lucidez, vida e morte, bem e mal entre outros, sempre expondo seus anseiospelas vozes das personagens e narrando uma realidade, por vezes tida, como absurda, porém, passível de veracidade.
O conto escolhido para análise é “O gato preto” (The black cat) escrito no ano de 1843 e que conta a história de um homem que admirava muitos os animais, porém, com o tempo, e por fatores singulares, ensandece. A insanidade destrói sua casa, seu gosto por animais, seu casamento. Oresultado de sua loucura se mostra no fato de narrar sua própria história para aliviar o espírito, pois seus próprios sentidos se recusam a aceitar suas atitudes, mesmo defendendo que, um dia, uma mente inteligente e tranqüila entenderá suas causas.
Tzvetan Todorov nasceu em 1939 em Sófia na Bulgária naturalizando-se, mais tarde, francês. É lingüista e filósofo e um dos principaispensadores do século 20. Na literatura, destaca-se por seus livros que são a base para o estudo do fantástico e do insólito.
A fusão destes dois ícones gerou o conteúdo deste trabalho, retirar Edgar Allan Poe do âmago da literatura de mistério, provando que parte de sua obra, neste caso o conto “O gato preto”, pertence à literatura fantástica defendida e teorizada por Todorov, que alega, em um deseus livros, que o conto aqui analisado pode ser um dos únicos da obra de Poe a estar relacionado com a teoria do fantástico. (TODOROV, 2003, p. 55)


O fantástico e suas vertentes

Segundo Abdala Júnior (1995, p. 17), a forma narrativa do conto se caracteriza não somente por ser curta, mas também por provocar um efeito marcante no leitor diante dos fatos narrados. Este impacto provocado noleitor, não somente no conto, mas também em outros tipos de narrativas, pode estar relacionado com o fantástico, pois este é caracterizado por ocorrências que estão além do entendimento humano, fatos que, à primeira vista, não podem ser explicados.
“O termo fantástico [...] refere-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade, o imaginário, o fabuloso.” (RODRIGUES, 1998, p.09).
Para entendermos o fantástico na literatura devemos nos ater ao texto, este nos dirá o momento exato em que ele acontece, pois pode não ocorrer a todo o momento. A obra fantástica, aparentemente, segue uma normalidade, no entanto, em algum ponto da trama, um acontecimento pode provocar certa hesitação no leitor, este pergunta a si mesmo sobre a veracidade do ocorrido, tentando encontrarrespostas e definições. Não encontrando explicações, o leitor pode partir para o divino ou o surreal para definir o que aconteceu, no entanto, a fé em sua totalidade ou a incredulidade pode retirá-lo do âmago do fantástico, pois é a hesitação que lhe dá vida. (TODOROV, op.cit., p.36). É importante ressaltar que não se deve confundir o fantástico com o alegórico ou o poético, pois estes não indagam oleitor sobre o sentido da sobrenaturalidade que os compõe, diferente do primeiro que se caracteriza principalmente pela dúvida gerada. Sobre isso Todorov explica:

[...] é preciso que o texto obrigue o leitor a considerar o mundo das personagens como um mundo de criaturas vivas e a hesitar entre uma explicação sobrenatural dos acontecimentos evocados. A seguir, esta hesitação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O gato preto
  • Análise O Gato Preto, de Edgar Allan Poe
  • Análise do conto de edgar allan poe "o gato preto"
  • O gato preto
  • Resenha o gato preto de edgar allan poe
  • A Presença do Gótico em Ligeia de Edgar Allan Poe
  • Análise do Gato Preto e Coração Denunciador, Edgar A. Poe
  • “O Crime do Professor Matemática” e “Amor” de Clarice Lispector. “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe....

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!