A prática do Empreendedorismo

Páginas: 10 (2266 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA







ENSINO SUPERIOR
EMPREENDEDOR EM INFORMÁTICA








A PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO: Oxente Sistemas







Gabriel Rios, Hélder Almeida e Pablo Lopes
Universidade Estadual de Santa Cruz
Prof. Clemilda Gonzaga




Novembro de 2009
Ilhéus - Bahia









1. IDENTIFICAÇÃO

Título: A Prática do Empreendedorismo:Oxente Sistemas
Nome dos autores: Gabriel Rios, Hélder Almeida e Pablo Lopes

2. RESUMO

Sabe-se que é extremamente importante estudar e analisar as diferentes técnicas utilizadas para garantir que um negócio qualquer possa fazer sucesso e resistir ao concorrido espaço do ambiente comercial. Mas, ainda melhor, é conhecer a aplicação real dessas técnicas.
Analisando o desenvolvimento da OxenteSistemas, pôde-se perceber como uma empresa pode encontrar dificuldades em aplicar as teorias existentes para a prática do empreendedorismo no universo empresarial.

3. INTRODUÇÃO:

Na disciplina ‘Empreendedor em Informática’ viu-se que a prática do empreendedorismo deve ser sustentada por muito planejamento e com o uso de técnicas mundialmente conhecidas que possam garantir a sobrevivênciada empresa no competitivo mercado empresarial.
Mesmo com todo planejamento, é inevitável que desafios apareçam pelo caminho do empreendedor, alguns mais difíceis e outros nem tanto. Nestas situações, que podem ser as mais diversas e inesperadas, o gestor deverá agir com tranquilidade e sobriedade para reduzir o número de danos ou, simplismente, sanar o problema antes que ele se torne maisgrave.
Através do empreendedor e empresário Alessandro Dantas, dono da Oxente Sistemas, pôde-se confirmar que o caminho a ser trilhado na exerção do empreendedorismo pode ser realmente conturbado; é necessário paciência e persistência para alcançar os objetivos que uma determinada empresa deseja alcançar.
Analisando o perfil do empresário citado, vê-se características fundamentais para a prática doempreendedorismo, tais como: determinação, inovação e ousadia; aspectos essenciais para uma empresa que atua na área da Tecnologia da Informação.


4. MATERIAIS E MÉTODOS

Com a visita realizada à Oxente Sistemas, em Itabuna, objetivou-se extrair informações relevantes à respeito da formação e da própria gestão da empresa. Através de perguntas previamente elaboradas destinadas ao fundador daempresa, reuniu-se as respostas necessárias para a elaboração deste relatório.




Surgimento

Alessandro Dantas explicou que, no ano de 2007, ele percebeu a oportunidade de um bom negócio na cidade de Itabuna. Com a constante popularização da internet e o processo de informatização da gestão empresarial, cada vez mais empresas buscavam por sites e sistemas de armazenamento e cálculo;enfim, estas empresas buscavam por ferramentas que aumentassem sua lucratividade e/ou garantissem a fidelização de seus clientes, oferecendo-lhes um melhor serviço.
Explicando que, utilizando a bagagem de conhecimento adquirido em trabalhos anteriores em outros estados do Brasil, Alessandro Dantas disse que resolveu usar destas vantagens para criar aqui seu próprio negócio. Com as motivações certas eideias inovadoras, ele abriu sua empresa e tratou de iniciar de iniciar seu plano de negócio. A empresa, a princípio, se chamava ShopOxente.

Marketing

As primeiras estratégias elaboradas para o plano de negócio foram as estratégias de marketing e divulgação dos serviços inovadores que a ShopOxente possuía. Alessandro Dantas diz que procurou divulgações em jornais e resvistas locais, mas quepercebeu que o retorno não era suficiente, pois muitos empresários não dão a devida atenção a anúncios deste tipo.
Ele diz que, ao buscar uma maneira mais eficiente de atingir estes empresários, encontrou a solução ao realizar uma parceria com a TVI (TV Itabuna). Nesta parceria, Alessandro Dantas apresentaria um quadro sobre Tecnologia durante a programação e, em troca, teria um espaço para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA EMPREENDEDORISMO
  • Empreendedorismos questões praticas
  • Empreendedorismo teoria x pratica
  • Empreendedorismo: teoria e prática
  • Teoria e prática de criação de negócios empreendedorismo
  • EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO: TRANSFORMANDO TEORIAS EM PRÁTICA
  • PROCESSO EMPREENDEDOR: ESTUDO DE CASO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO
  • Ficha de leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!