A prática da autoridade sanitária local no centro municipal de urgências médicas boa vista – curitiba-pr

Páginas: 22 (5304 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2012
A PRÁTICA DA AUTORIDADE SANITÁRIA LOCAL NO CENTRO MUNICIPAL DE URGÊNCIAS MÉDICAS BOA VISTA – Curitiba-Pr


RESUMO





A proposta deste trabalho é mostrar diante das disciplinas e de seus conteúdos trabalhados em sala de aula, de leituras de textos complementares, atividade de reflexão entre as teorias apreendidas e a prática profissional vivenciada nodia a dia no local de trabalho do Centro Municipal de Urgências Médica Boa Vista. Para se refletir entre a teoria e a prática, foi necessário conhecer onde se atua, com descrição de local e ambiente. Este trabalho mostra o perfil da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba com a sua estrutura organizacional e atribuições. A Unidade de Saúde 24 horas está voltada para atendimento a pacientes emsituação de risco, através da realização de consultas e procedimentos em regime de pronto atendimento nas situações de urgência e emergências clínicas, estabilizando quadros graves na fase pré-hospitalar e resolvendo situações ambulatoriais de forma organizada e com qualidade. A missão a ser desenvolvida pelas Unidades de Saúde do Município de Curitiba-PR, proposta pela Secretaria Municipal de Saúde éde sustentar uma política de construção permanente de um modelo de saúde que cumpra a função social de promoção, prevenção e atenção à saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população curitibana.





Palavras-Chaves: Prática profissional; Teoria-prática; Atenção à saúde.




INTRODUÇÃO



A proposta deste trabalho é mostrar através do EstágioBásico I em Problemática da Saúde Pública, diante seus conteúdos trabalhados em sala de aula, de leituras de textos complementares, atividade de reflexão entre as teorias apreendidas e analisar a prática dos profissionais vivenciadas no dia a dia no local de trabalho do Centro Municipal de Urgências Médica (CMUM) Boa Vista. Para se refletir entre a teoria e a prática, foi necessário conhecer onde seatua, com descrição de local e ambiente. Este trabalho mostra o perfil da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba com a sua estrutura organizacional e atribuições.

O cuidado com o paciente, prevenção da doença, a preservação da saúde e do bem-estar requerem muito conhecimento e muita habilidade. Mais do que uma só pessoa pode adquirir.


O relacionamento dos membros da equipe desaúde deve ser o mais harmonioso possível, para que se possa contar com o auxílio e a cooperação de todos, tanto para o desenvolvimento dos afazeres profissionais como também para manter um ambiente de amizade e descontração. A perfeita sincronização e divisão das tarefas vêm trazer benefícios aos próprios componentes do grupo e principalmente aos pacientes, um dos principais objetivos do cuidado.A comunicação é o intercâmbio de idéias e informações. O modo como uma pessoa se veste e fala, o que ela faz e como faz, revela aos outros algo sobre sua instrução, sua ocupação, sua nacionalidade e cultura, seus sentimentos em relação a si própria e as outras pessoas. Infelizmente, na falta do profissional de Psicologia na equipe organizacional do CMUM, podemos nos referir aqui aoprofissional de enfermagem como Horta (1979) afirma, que “o enfermeiro deve ser um profissional acessível e disposto a realizar mudanças e investir no trabalho da equipe, pois o cuidado é complexo. O ser humano deve ser considerado sob o aspecto bio-psico-social-espiritual”.
No ímpeto de ajudar os pacientes, este profissional deve preocupar-se com o bem-estar do outro. Fala-se e ouve-se o que dizem,observando suas ações, determina-se que tentam dizer com o propósito de definir seus problemas e identificar suas necessidades.
Quando se dá assistência, ganha-se a satisfação de ajudar e ser importante para eles. As necessidades são atendidas à medida que se atende as deles.




1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Estágio realizado no CMUM – Centro Municipal de Urgências Médicas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teatro Municipal Sao Joao da Boa Vista
  • AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA
  • alto da vista boa vista
  • boa vista
  • Boa vista
  • Boa Vista
  • Avaliação das condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação em panificadoras
  • Enfermagem do Trabalho e Urgências medicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!