A população ativa de cprumbá

4137 palavras 17 páginas
A população economicamente ativa em Corumbá totaliza 40.582 pessoas (25.674 homens e 14.908 mulheres).
Os resultados do cálculo do PIB municipal para 2003, mostram que Corumbá é responsável por 6,16% de toda a riqueza gerada no Estado, somando R$ 977.997 milhões. O município de Corumbá demonstra seu dinamismo quando se observa que, em um período de 6 anos, ultrapassou o município de Três Lagoas, apresentando, ainda, um crescimento superior aos três primeiros colocados em 1997 (taxa de crescimento de 202,37%) e superando a média estadual (104,15%). Corumbá acolhe um grande número de profissionais liberais, empreendedores e entidades ligadas ao agronegócio, indústria e comércio.
Sua importância econômica se faz através do comércio regional e serviços médico-hospitalares. Tem influência direta no município de Ladário e parte da Bolívia.
As principais atividades econômicas são:
Setor primário
As condições edafoclimáticas da região são favoráveis à agricultura, entretanto, apresenta algumas limitações em relação ao clima, principalmente no período chuvoso (dezembro a fevereiro), onde ocorrem veranicos (períodos secos); dificultando o sucesso da produção agrícola. Também são favoráveis à agricultura intensiva, mas a deficiência de água, em grande parte devida ao baixo índice pluviométrico, dificulta o sucesso da produção agrícola.
A região de Corumbá apresenta grande aptidão agropecuária, entretanto existem áreas inundáveis, bem como áreas semi-áridas com dificuldade de estruturar um sistema de irrigação. Dessa forma não seria possível desenvolver culturas permanentes como é o caso de um grande número de espécies frutíferas.
Assim, de uma área de mais de 6,5 milhões de hectares selecionou-se uma área de atuação de aproximadamente 102 mil hectares como área de aptidão agrícola, porém para instalação da fruticultura selecionou-se uma área potencial de 1.000 hectares.
A criação de um pólo produtor de frutas na região de Corumbá é possível, porém faz-se necessário

Relacionados