A população brasileira

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
RESENHA CRÍTICA – AS FONTES DE ENERGIA




VESENTINI, José William. Sociedade & Espaço, Brasil. Geografia do Brasil, 30ª edição, reformulada e atualizada, 2ª impressão, Editora Ática. 
José William Vesentini é Doutor e Livre Docente em Geografia, Professor e Pesquisador no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade deSão Paulo (USP). Leciona e orienta alunos nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).
Pesquisa, escreve, leciona e orienta alunos nas seguintes temáticas: Ensino da Geografia e Geografia política/geopolítica. Também realiza assessorias para escolas, secretarias estaduais ou municipais de educação e órgãos/institutos de pesquisas e/ou publicações nas áreas de geografia,geopolítica e ensino.
Este texto mostra as diferentes fontes de energia e como elas são fundamentais para manter a produção, e também os riscos que podem ocorrer para gerar essa energia.
O autor (VESENTINI) na introdução destaca as principais fontes de energia, que são: o petróleo, energia hidráulica, carvão mineral, lenha e carvão vegetal, álcool, bagaço de cana, o xisto betuminoso, aenergia nuclear dentre outros. Ele separa essas fontes de energia em não renováveis e renováveis. As fontes de energia não renováveis são as que mais poluem e devasta os ecossistemas, pois é necessário manipular o solo, retirar árvores para adquirir matéria prima, poluem a atmosfera, os rios e os oceanos.
VESENTINI também destaca as fontes de energia renováveis como as que menos prejudicame poluem, pois apesar da retirada das árvores para utilizar a lenha e o carvão vegetal, elas poderão ser replantadas e transformadas em matéria prima novamente. O autor (VESENTINI) frisa também como fontes renováveis a energia eólica, que aproveita os ventos gerar energia, a energia solar e geotérmica que polui pouco é quase inesgotável.
VESENTINI destaca que a indústria é a que maisconsome energia, mais de 41% da geração de energia é consumida pela indústria. Sendo assim um grande estimulador do consumo de energia.
VESENTINI aborda no subtítulo, “A energia hidrelétrica”,que ela produz 93% da eletricidade consumida no Brasil, devido às bacia hidrográficas brasileira, os rios brasileiros torna o Brasil uma das potências em geração de energia hidrelétricas perdendo apenas paraa Rússia e China. O autor salienta também que a energia hidrelétrica pode suprir 100% das necessidades do Brasil, segundo ele, tem que construir novas usinas, já que poluem menos e o custo funcional é baixo comparado com as usinas termelétricas e atômicas. Ele frisa que o grande problema das hidrelétricas é a degradação ambiental, na construção das usinas que inundam áreas imensas, retirandomoradores das áreas próximas.
Outra fonte de energia que o autor frisa é o petróleo que ocupa o segundo lugar entre as fontes de energia e que serve também como matéria prima para produzir diversos produtos, como o plástico e as borrachas sintéticas. O Rio de Janeiro se destaca como maior produtor de petróleo seguido pelo Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe.
O carvão mineral também éenfatizado pelo autor que tem o Rio Grande do Sul e o Paraná como os estados que possui as maiores reservas desse carvão, porém VESENTINI ressalta que apesar do Rio Grande do Sul possuir as maiores reservas do país, fica em segundo na produção e possui um carvão de má qualidade.
No texto o autor o autor chama a atenção para o álcool, que o governo tentou sem sucesso substituir parcialmente opetróleo, após uma crise internacional que elevou o preço do petróleo em 1973. Nesse período o governo incentivou o plantio da cana de onde se extrai o álcool, que seriam empregados em veículos automotores, Mas o álcool estaria em situação bem pior se o governo não aplicasse dinheiro para subsidiar a produção e diminuir o preço nos postos de combustíveis, mas com um porém, esse dinheiro é parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • População Brasileira
  • população brasileira
  • População brasileira
  • População Brasileira
  • população brasileira
  • População brasileira
  • População Brasileira
  • populaçao brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!