A População Brasileira e Sua Diversidade Nacional e Regional

Páginas: 4 (945 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Desde o seu descobrimento, a economia brasileira era comandada por Portugal, que mantinha toda a exclusividade com os negócios feito com a colônia. Com o aumento do capitalismo mercantil o Brasilcomeça a avançar economicamente, principalmente com as atividades de subsistência e exportação desenvolvidas no período colonial.

Durante algum tempo o único interesse da Coroa Portuguesa era opau-brasil, mas na segunda metade do século XVI, começaram a ficar claros que outros interesses passavam a existir.

A economia colonial tinha um único intuito: Satisfazer a metrópole além de comprar dePortugal tudo o que precisava para que fosse possível acontecer algum tipo de desenvolvimento. A princípio a primeira atividade econômica do país foi o pau-brasil, mas a derrubada fora de controledeste tipo de árvore fez com que ele se tornasse raro, fazendo com que novas culturas fossem introduzidas a prática agrícola, como o algodão, tabaco, cana-de-açúcar e a mineração.

Propriedade demonocultura e o Ciclo do açúcar
Chamamos de monocultura o tipo de exploração agrícola que tem como base a produção de um único tipo de produto. Normalmente ela está associada ao que chamamos delatifundiários, que são os donos de grandes extensões de terras. As grandes propriedades da colônia viviam da prática da monocultura, e se voltavam para a prática do mercado externo, utilizando de mão-de-obraescrava para poder suprir a demanda. Essa mão-de-obra era inicialmente indígena, vindo a ser trocada pelos negros africanos posteriormente.

Esses latifúndios realizavam a prática do plantio dacana-de-açúcar, que também poderia ser chamada tanto de latifúndio monocultor quanto de plantation. Além das plantações, esses locais possuíam instalações e equipamentos que já serviam para refinar o açúcar:moendas, caldeira, casa de purgar. Sendo conhecidos como engenhos, muitas famílias passaram a morar neles para acompanhar de perto o processo de trabalho nos canaviais, além disso, os escravos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A população brasileira
  • a populaçao brasileiras diversidade nacional e regional
  • a populaçao brasileira , diversidade , nacional e racional
  • diversidade nacional e regional
  • Diversidade Nacional e Regional
  • Diversidade nacional e regional
  • a diversidade etnica da populaçao brasileira
  • A formação e diversidade da população brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!