A população ativa de cprumbá

Páginas: 17 (4137 palavras) Publicado: 3 de maio de 2012
A população economicamente ativa em Corumbá totaliza 40.582 pessoas (25.674 homens e 14.908 mulheres).
Os resultados do cálculo do PIB municipal para 2003, mostram que Corumbá é responsável por 6,16% de toda a riqueza gerada no Estado, somando R$ 977.997 milhões. O município de Corumbá demonstra seu dinamismo quando se observa que, em um período de 6 anos, ultrapassou o município de Três Lagoas,apresentando, ainda, um crescimento superior aos três primeiros colocados em 1997 (taxa de crescimento de 202,37%) e superando a média estadual (104,15%). Corumbá acolhe um grande número de profissionais liberais, empreendedores e entidades ligadas ao agronegócio, indústria e comércio.
Sua importância econômica se faz através do comércio regional e serviços médico-hospitalares. Tem influênciadireta no município de Ladário e parte da Bolívia.
As principais atividades econômicas são:
Setor primário
As condições edafoclimáticas da região são favoráveis à agricultura, entretanto, apresenta algumas limitações em relação ao clima, principalmente no período chuvoso (dezembro a fevereiro), onde ocorrem veranicos (períodos secos); dificultando o sucesso da produção agrícola. Também sãofavoráveis à agricultura intensiva, mas a deficiência de água, em grande parte devida ao baixo índice pluviométrico, dificulta o sucesso da produção agrícola.
A região de Corumbá apresenta grande aptidão agropecuária, entretanto existem áreas inundáveis, bem como áreas semi-áridas com dificuldade de estruturar um sistema de irrigação. Dessa forma não seria possível desenvolver culturas permanentes comoé o caso de um grande número de espécies frutíferas.
Assim, de uma área de mais de 6,5 milhões de hectares selecionou-se uma área de atuação de aproximadamente 102 mil hectares como área de aptidão agrícola, porém para instalação da fruticultura selecionou-se uma área potencial de 1.000 hectares.
A criação de um pólo produtor de frutas na região de Corumbá é possível, porém faz-se necessário darinício ao pólo de fruticultura irrigada e para tanto se teve que sugerir uma área piloto, sendo escolhido 250 ha localizada na região de Mato Grande.
A área inicial é bastante pequena diante da área existente no município, entretanto sabe-se da aptidão pecuária da maioria das propriedades e assim acredita-se que se iniciando um projeto piloto com certeza outros produtores inclusive grandesacabarão acreditando na proposta e irão futuramente aderir ao projeto como forma de diversificar as atividades produtivas das suas fazendas. Pretende-se que em um futuro não muito distante o pólo seja consolidado com no mínimo 1.000 hectares.
Setor secundário
Uma das principais atividades industriais é a extração mineral (extração da Mineração Corumbaense Reunida e Urucum Mineração (extração de ferroem larga escala) e da fábrica de cimento Itaú (extração de calcário e areia)). No caso da Ferroligas, apenas é feito o beneficiamento do manganês. O manganês é extraído das minas subterrâneas e o ferro á céu aberto. No caso do manganês, suas minas estão entre as maiores do mundo, podendo ser extraído 30 milhões de toneladas. Na indústria de transformação, é representativa a produção de cimento.Segundo o IBGE, Corumbá tem um total de 98 indústrias de transformação.
Para as indústrias, o parque tecnológico é completo: várias agências de publicidade para criação de material de comunicação e embalagens, indústria gráfica completa, estúdios de rádio e televisão, produtoras e organizadoras de eventos e de lançamento de novos produtos, centros para convenções e exposições.
Setor terciárioBasicamente o setor terciário (comércio de mercadorias e prestação de serviços, que na maioria das vezes contratam mulheres) é o que mais contrata mão-de-obra. Segundo o IBGE, são 1.080 estabelecimentos comerciais em toda a cidade.
O turismo predominantemente é o turismo de pesca ás margens dos rios Paraguai (Porto da Manga, baía de Albuquerque, foz dos rios Abobral, Miranda, Morrinhos e Porto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • População Economicamente ativa do Brasil
  • População Economicamente Ativa
  • População Econimicamente Ativa
  • População economicamente ativa
  • População Economicamente Ativa (inativa)
  • População economicamente ativa da região metropolitana de Porto Alegre
  • ANÁLISE DO DESEMPREGO RELACIONANDO COM POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA
  • população economicamente ativa do brasil 1970 até 2012

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!