A Ponte Herc lio Luz

279 palavras 2 páginas
A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926, antes de seu idealizador, o então Governador do Estado, Hercílio Pedro da Luz, pudesse inaugurá-la, pois faleceu em 20 de outubro de 1924.
O principal motivo da construção de tão esperada obra viária, deu-se pelo fato que a travessia entre a Ilha e o Continente era realizado por balsas e pequenas embarcações, o que dificultava o abastecimento da cidade e isolava a capital do resto da cidade.
O projeto da ponte ficou a cargo de dois engenheiros norte-americanos, Robinson e Steinmann, que trouxeram todo o material dos Estados Unidos.
O orçamento da construção foi orçado em 5 milhões de dólares, financiados por diversos bancos norte-americanos.

A realização desse sonho deu-se graças à iniciativa empreendedora do Vice-Governador Hercílio Pedro da Luz, que autorizou o Estado a contrair o empréstimo para a construção da Ponte, que ele imaginara denominar Ponte da Independência.
Em 08 de outubro de 1.924, inaugurou-se simbolicamente a Ponte, atravessando uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento construída em miniatura, com escala 50 vezes menor que a original, junto ao trapiche de Florianópolis.
A bem da justiça, a Ponte levou seu nome e passou a ser chamada de PONTE HERCÍLIO LUZ.
O DER/SC, em 1982, fechou a Ponte ao tráfego de veículos e pedestres devido às precárias condições em que se encontrava, decorrente da deteriorização das barras
Em 1.988, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal.
A restauração iniciou nos meados da década de 60 e está sendo realizada até hoje com alguns intervalos de paralisação.

Relacionados