A POLÍTICA DE SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE

2530 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
UNISUAM

A POLÍTICA DE SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE

ALUNOS:

ADRIANA MALTA
CARLA GUERRA
LEONARDO TEIXEIRA
ROZINETE SIQUEIRA
SONIA BRAZIL

RIO DE JANEIRO
2013
INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta a política de saúde no Brasil contemporâneo utilizando como referência entrevista realizada com uma profissional de Serviço Social que atua em Unidade de Saúde Federal. Tem por objetivo a compreensão e análise desta política, face os grandes desafios e desmontes que a mesma vem sofrendo ao longo da última década com a política de ajuste neoliberal e seu projeto privatista. Visa também compreender a atuação do assistente social na política de saúde, onde este busca garantir os direitos sociais e a participação da população usuária dos serviços de saúde, mas que ainda enfrenta limitações à sua atuação, também desempenhando muitas vezes funções e atividades que não são próprias da profissão.

APRESENTANDO A UNIDADE DE SAÚDE

A entrevista foi realizada com a assistente social do HESFA-UFRJ (Hospital Escola São Francisco de Assis), Viviane Alline Gregório Azevedo Braz. Seu atendimento é feito no SAE (Setor de Atendimento Especializado), que atende somente pacientes com HIV/AIDS.
O HESFA, como unidade acadêmica docente-assistencial, integra hoje o Complexo Hospitalar da UFRJ (CHUFRJ) com a missão de atender com qualidade as demandas peculiares da Atenção Básica de Saúde (ABS) e dos Programas de Saúde da Família (PSF), dentro de uma perspectiva acadêmica enquanto Hospital Universitário, além desta nova fase voltada mais forte para o olhar da Saúde Pública, o HESFA desenvolve outras ações relacionadas à sua função como instituição universitária inserida na rede de assistência pública de saúde do Município e do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo, no âmbito da ABS, ações de alta, baixa e média complexidades simultaneamente, as atividades de Ensino, Pesquisa e

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas