A POLÍTICA DE ESPORTE ESCOLAR DO BRASIL:A PSEUDOVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

6355 palavras 26 páginas
A POLÍTICA DE ESPORTE ESCOLAR NO
BRASIL: A PSEUDOVALORIZAÇÃO DA
EDUCAÇÃO FÍSICA
Dr. VALTER BRACHT
Professor Lesef/CEFD/UFES
E-mail: vbracht@starmedia.com

FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA
Acadêmico em Educação Física da UFES e bolsista IC do CNPq
E-mail: fqalmeida@ig.com.br

RESUMO
A discussão que diz respeito às relações assumidas entre a educação física (EF) e o esporte suscita instigantes debates em nossa área. Nesse sentido, nosso objetivo com este artigo, sem pretender esgotar o tema, é discorrer acerca das ligações estabelecidas entre a educação física e a política esportiva no país – principalmente ao longo das últimas três décadas do século XX – tendo como eixo norteador a seguinte questão: o que tem significado para a educação física como componente curricular, o fato do esporte ser desenvolvido na escola sob a influência do sistema esportivo pela intermediação do Estado?
PALAVRAS-CHAVE: Educação física; políticas públicas; esporte.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 87-101, maio 2003

87

INTRODUÇÃO

As relações entre a educação física e o esporte são geradoras de tensões já que se constituem em dois universos simbólicos distintos, nem sempre compatíveis. Estas tensões refletem-se também no âmbito das políticas públicas. Historicamente, a educação física vai ser objeto de atenção e intervenção tanto de políticas públicas educacionais quanto esportivas. Assim sendo, o presente artigo propõe-se a discutir o que vem significando, para a educação física como componente curricular, esta justaposição de políticas.
POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL E NEOLIBERAL

As políticas públicas do Estado do Bem-Estar Social (Welfare State) representaram, entre outros acontecimentos, uma vitória da classe trabalhadora por direitos sociais1,passando a ficar sob a égide do Estado a concretização de numerosas responsabilidades, objetivando promover o bem-estar do cidadão em áreas como a da saúde, da educação, do

Relacionados