A politica de marketing em condiçoes de concorrencia nos hotéis do lubango

Páginas: 57 (14238 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
Introdução
Estado actual do conhecimento
O turismo é um fenómeno marcante no Mundo e particularmente em Angola. Quaisquer dos pilares de sustentação ou actividades complementares ao turismo devem ser consideradas atentamente, pois as falhas em suas estruturas comprometem a actividade como um todo e trazem resultados desastrosos. Dentro de toda a gama de actividades que congrega o universo doturismo, quatro ocupam lugar de destaque: a hotelaria, o transporte receptivo, o entretenimento e a gastronomia. Sendo assim, o hotel faz parte de um mecanismo essencial de um sistema de serviço à disposição da actividade turística que tem evoluído de forma a constituir uma organização complexa que requer gestão técnica e especializada.
A conjuntura actual dos hotéis, exige dinâmica do gestor eisto o força a manter integradas a concepção e a prática (a reflexão e a acção) como a única possibilidade comportamental em condições de gerar respostas efectivas para as necessidades de sua empresa. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas. Destacando-se entre elas a utilização eficaz das políticas de marketing que envolve a selecção de um mercado alvo específico e a tomada de decisões emrelação aos elementos cruciais do produto, preço, promoção e distribuição para satisfazer as necessidades dos consumidores no mesmo mercado.
O trabalho está estruturado em cinco capítulos:
No primeiro capítulo, é abordado o Marketing.
No segundo capitulo, refere-se a Internacionalização, seus estágios e processos;
No terceiro, capítulo apresenta aspectos importantes a determinação do preço dosprodutos;
Já no quarto capítulo, faz-se presente o contexto das políticas de preço, e determinadas políticas relacionadas ao meio concorrencial;
E por fim o quinto capítulo apresenta o estudo de caso que esta relacionado com os hotéis do Lubango, na política de marketing em condições de concorrência no mercado hoteleiro. Assim são relatadas os meios aplicados desde o conhecimento do marketing,existência de uma área de marketing nos hotéis, e aplicação das políticas de marketing.

Motivação
Despertar os gestores hoteleiros a importância da utilização das políticas de marketing neste mercado concorrencial.
Formulação do problema
No âmbito da formulação do problema, pretendemos mostrar as políticas de marketing existente no mercado concorrencial Hoteleiro.
Justificativa
Este tema justifica-sepelo crescimento existente de maior número de turista que visitam Angola.
Assim, surge a necessidade de adequarmos e capacitar as unidades hoteleiras de políticas de marketing capazes de satisfazer a procura cada vez mas exigente no mercado hoteleiro.
A cidade do Lubango em especial, regista um aumento nas infra-estruturas hoteleiras o que torna pertinente o aprofundamento na investigação destetema, de modo a surtir efeito na aplicação das políticas de marketing no mercado hoteleiro.
Formulação das hipóteses
Quanto maior for a concorrência hoteleira, maior será o impacto das Politicas de Marketing.
Objectivo geral
Diagnosticar as políticas de marketing utilizadas nas unidades hoteleira sitiadas na cidade do Lubango.
Objectivo específico
- Propor um sistema de indicadores a ser tidos emconta para melhorar a eficiência hoteleira a partir do marketing.
- Identificar as tendências de políticas de marketing usado no sistema hoteleiro do Lubango.
Metodologia
O estudo de caso ajusta-se ao tipo de pesquisa exploratória que tenta conhecer um assunto pouco explorado pelos pesquisadores, pois não requer controlos sobre eventos comportamentais que está focada em eventoscontemporâneos e que busca conhecer o assunto através de duas formas de questões de pesquisa: como e por quê (YIN, 2001). O tema de pesquisa em estudo que obedece os seguintes procedimentos:
Tipo de estudo:
a) Descritivo
O presente estudo fez uso de pesquisa documental, entrevistas com empresários (proprietários dos empreendimentos hoteleiros) e observação directa, a qual leva a obtenção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concorrência em Marketing
  • Condições de um mercado em concorrência perfeita
  • Politica da defesa da concorrencia
  • MIX DE MARKETING E A CONCORRÊNCIA
  • Marketing e concorrencia da Dove
  • MARKETING E CONCORRENCIA CONCEITOS
  • Plano de marketing de hotel ecológico
  • Condições sociais e políticas da inglaterra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!