A Pol Tica Do Encilhamento

918 palavras 4 páginas
A Política do Encilhamento.

A Abolição da escravidão e a corrente migratória criaram um número maior de assalariados e a consequente necessidade de mais moeda circulante. O Ministro da Fazenda, na ocasião Rui Barbosa, emitiu papel-moeda através de alguns bancos, situados em Salvador, Rio e Porto Alegre.

Rui Barbosa: Da Boa intenção ao Desastre Econômico

Tal medida aumentou o dinheiro circulante, já que a ideia era que, tendo mais pessoas assalariadas, deveria ter mais capital circulando. Entretanto, a produção interna não cresceu nas mesmas proporções, a inflação aumentou e houve desvalorização da moeda. Além disso o crédito fácil resultou em violenta especulação com as ações das novas empresas que surgiam. Tal ficou conhecida como encilhamento.

Dentre os erros cometidos por Rui Barbosa, podemos citar

1) País era recém-egresso da escravatura, uma economia assalariada em plena ação seria de longo prazo e não de curto.
2) Poucos capitais acumulados estavam ligados à economia cafeeira
3) Mercado interno era insuficiente para acompanhar um rápido processo de industrialização
4) O Ministro subestimou a força dos países industrializados, que fariam pressões para não perderem seus mercados consumidores e suas fontes de divisas no Brasil. O Emocional nacionalista de Rui foi maior que a realidade econômica do país.

O crédito fácil e a desvalorização cambial, aliados ao aumento do preço do café no mercado internacional (1890‐1892), acabaram incentivando o plantio intensivo. Os anos seguintes, até o Governo de Campos Salles caracterizaram-se por grande desvalorização da moeda, aumento da dívida interna e falta de dinheiro para pagar a divida externa, estando o governo submetido a declarar moratória aos seus respectivos credores. A solução veio com o

Funding Loan.

Sátira de Campos Salles com sacos de dinheiro aos banqueiros ingleses.

Em 1898, o presidente Campos Salles assinou o Funding Loan, uma adoção política fiscal e monetária restritiva por 3 anos. Nele

Relacionados

  • O Rio de Janeiro do meu tempo
    191292 palavras | 766 páginas
  • ZALUAR ALVITO
    146006 palavras | 585 páginas