A Política Internacional e a Independência da América Latina

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
No texto “A Política Internacional e a Independência da América Latina”, relata sobre as colônias da América Latina, em seus processos de independência, que passaram por lutas políticas emilitares que despertavam interesse em todo o sistema político europeu, especialmente por parte da Inglaterra e da França, que competiam entre si, buscando assim vantagens na região.
A RevoluçãoFrancesa disseminou novos princípios políticos, influenciando fortemente a rebelião de escravos em Saint-Domingue. Em 1808 a usurpação francesa da monarquia espanhola, que desencadeou os movimentoscoloniais de separação espanhola. A Inglaterra buscava garantir seus interesses comerciais, e enfraquecer a França, para isso ela apoiou Portugal contra Napoleão, contribuindo assim para avinda da corte portuguesas para as terras brasileiras, influenciando para o futuro dessa colônia.
a diplomacia inglesa se mantinha neutra entre a Espanha e suas colônias para combater Napoleão,mas também para garantir boas relações com os novos países que estavam se tornando independentes. Outros países preferiam que a Espanha fizesse concessões razoáveis para manter a autoridadelegítima. As campanhas de San Martin abriram o comércio do Chile e da costa peruana, e as campanhas vitoriosas de Bolívar na Gran Colômbia e a independência mexicana em 1812 que foram acompanhadas degrande crescimento direto com a Europa.
O comércio da Inglaterra continuava a crescer, o que junto com a preocupação com a rivalidade dos EUA e da França, fez com que o ministro Canning seinclinasse a favor do reconhecimento. Isso era importante pois se tratava da nação com maior poder naval, comercial e industrial da época. A Inglaterra mediou o acordo entre Portugal e Brasil,conseguindo, a assinatura de tratados favoráveis a ela. É importante ressaltar que as questões relacionadas a América Latina saíram muito rapidamente do primeiro plano da diplomacia internacional.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independências na América Latina
  • As independências dos paises da america latina
  • Independencia da america latina
  • Independência da América Latina
  • Independência da América latina
  • independência da america latina
  • Independência da América Latina
  • independência dos países da America Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!