A POESIA E A HERMENÊUTICA EM DIRTLEY

883 palavras 4 páginas
A POESIA E A HERMENÊUTICA EM DIRTLEY
O filme “O Carteiro e o Poeta” narra não só a vida de Neruda no exílio, mas a relação que ele estabelece com o carteiro e como o conhecimento transmitido transforma a vida de um homem simples, que aspira compreender o mundo além de barcos e redes de pescar.
O filme nos mostra uma linda história de amor, amizade, solidariedade, nos traz uma lição de que a poesia é pública e que desde a sua criação é uma forma de interação de seus interlocutores. Podemos compreender através do filme que todos nós somos capazes de aprender, de amar, de fazer poesia e brincar com as palavras. Basta querermos. Percebi a poesia como um elemento de transformação.
“A Poesia não pertence àqueles que a escrevem… Mas aqueles que precisam dela”. Através disso, percebemos que os poetas as escrevem e as utilizamos, como forma também de mostrar o que sentimos o que pensamos o que queremos falar, ou seja, os poetas escreve o que às vezes não conseguimos descrever. A verdade é que a poesia tem um poder transformador nas pessoas, pois Mário Ruppuolo vai adquirindo uma nova visão de mundo a partir das poesias. Através da poesia, podemos perceber que um novo homem estava sendo construído, sendo transformado em vários aspectos de sua vida: afetiva, intelectual e social.
Percebi no filme a importância da afetividade para a aprendizagem, pois Mário Ruppuolo não teria adquirido o espírito pesquisador e não teria se tornado uma pessoa diferente, corajosa, livre da alienação, se não tivesse sido valorizado pelo poeta.
Enfim, o filme “O carteiro e o Poeta” é uma excelente referência para conhecermos melhor a essência da arte de fazer ou apreciar a poesia.
Dilthey reconhece uma natureza distintiva das ciências humanas, afirmando que seu campo de estudo é formado por atores humanos conscientes e não por organismos ou objetos apenas sujeitos às leis de causa e efeito. Por isso, Dilthey formula, para as Ciências Humanas, uma metodologia própria, com base empírica. que ele

Relacionados