A PESQUISA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: Desafios e Perspectivas,

Páginas: 16 (3771 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014
HOMOFOBIA NA ESCOLA
ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL FERNANDO FIGUEIREDO

LUCIENE FRANÇA MARCONDES

RESUMO
Pagina
Este artigo tem o objetivo de analisar e evidenciar a relevância de conhecer e reconhecer o tema Homofobia na Escola e possibilitar reflexões, a conscientização dos alunos e professores e possíveis modificações das práticas pedagógicas que garantam umensino-aprendizagem que sustentem os valores democráticos de nossa sociedade. A pesquisa foi realizada no Colégio estadual Fernando Figueiredo e teve a intenção de se obter um perfil descritivo das concepções sobre homofobia na Instituição, discutir a relevância do tema e suas implicações em sala de aula e oferecer um quadro teórico que inspire reflexões sobre as práticas educacionais no ColégioEstadual Fernando Figueiredo.

Palavras-Chave: Homofobia. Educação Sexual. Sexualidade
















INTRODUÇÃO
Diante do contexto em que a homossexualidade não é mais vista como crime, como doença, como desvio, como anormalidade pela sociedade (medicina e psicologia), como explicar, a escola continuar se eximindo de tratar desse assunto? Ou por que quando menciona esse tema,vem carregada de preconceitos cota, contribuindo para a exclusão, a violência e a marginalização dos que se relacionam com pessoas do mesmo sexo?
Como a escola pública pode trabalhar diferente com a homossexualidade sem cair nos estereótipos ou banalizações? Como resgatar a autoestima, o sujeito histórico dessas pessoas, até agora sem voz, sem representação, sem reconhecimentos, sem história? Quaisas novas abordagens para superar a homofobia na escola?
Como nos mantermos abertos e sensíveis a ouvir a história daqueles que enfrentaram a intolerância, e em alguns momentos usados para justificar discursos vazios? Um BREVE HISTÓRICO DA HOMOFOBIA A homofobia é uma produção histórica cultural onde teorias são criadas, defendidas, justificadas nas ciências e leis, e a escola inserida nessascondições históricas as reproduz e reafirma o que a sociedade exige dela.
Portanto, ela não é produto, criação exclusiva da escola, é fruto de toda uma produção histórica ao longo de décadas e séculos. Como a homofobia adquiriu tanta justificação para ser praticada e banalizada pela sociedade e pela escola, a ponto de se achar “normal” atitudes discriminatórias contra a homossexualidade?
Como foia abordagem histórica da homossexualidade nos diferentes momentos e contextos históricos brasileiros e por que foram tratados dessa e não daquela maneira? Qual foi o peso de instituições como a escola, a imprensa e a justiça no reforço da homofobia e sua justificação?
Como as ciências, especialmente a medicina e a psicologia, evoluíram na forma de abordagem da homossexualidade? O relato abaixorevelado por um médico em 1872 revela a discriminação de um homossexual, como um doente: Por caracteres especiais e disposições anatômicas, de que não trato poderia afirmar o maior número das vezes que é sodomita passivo o indivíduo que examinarmos...
Assim se virmos um rapazito com andar sereno, grave, com os passos curtos acompanhados de movimentos do tronco e dos membros superiores, com aspernas um pouco abertas e o bico do pé muito voltado para fora um rapaz arremedar no andar uma dama os movimentos semilascivos do corpo e que os ponha em prática quando passeia, com o fim de excitar e atrair as vistas e desejos dos transeuntes, podemos suspeitar que é um rapaz infame que passa se juntarmos a estes caracteres o de uma fala verdadeiramente efeminada, doce, agradável, e um trajar nosextremos, ou no rigor da moda, ou o seu contraste, podemos ter mais do que suspeitas (GREEN; POLITO, 2004, p. 27-28)

Ainda na mesma obra descreve: Pode-se dizer de um modo geral que os sodomitas estão distribuídos por toda a cidade é digno de nota que em quase todas estas partes da cidade há casos especiais, verdadeiros focos de extrema degradação moral, onde se alugam quartos.
Para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha critica do livro A PESQUISA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
  • A profissão docente: perspectivas e desafios
  • “Desafios e perspectivas da profissão docente no brasil contemporâneo”
  • reflexões sobre a profissão docente
  • Reflexões sobre a profissão docente
  • A REALIDADE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE.
  • Dissertação sobre o texto profissão docente
  • Trabalho pesquisa sobre a Perspectiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!