A pesquisa na formação docente

Páginas: 10 (2270 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
1. Introdução
As mais recentes pesquisas em educação no âmbito nacional e internacional, bem como as novas teorias pedagógicas emergentes no campo educacional, enfocam e ressaltam a necessidade de uma mudança no ensino que há muito tempo, mas que se faz ainda muito presente em nossas escolas, se dá de maneira conservadora tendo por base a puratransmissão de conhecimentos, onde o professor é o detentor do saber a ser transmitido e o aluno, incumbido da tarefa de absorver todo o conhecimento transferido, é idealizado como balde vazio a ser preenchido. É de conhecimento daqueles que trabalham na área educacional como também dos alunos dos cursos de formação de professores- cujas condições em que funcionam, em termos de subsidiarverdadeiramente o futuro professor, estão muito aquém da necessidade atual- a maioria das críticas ao ensino fundamentado nesse princípio. A gama de teorias contrárias a tal forma de ensino e propositoras de novas formas de ensinar é bem vasta, porém a maioria delas requer comuns atributos do professor, sendo que um dos que lideram a lista de exigências é a necessidade de um professor reflexivo e bem maiscomum na literatura, a exigência do professor ser um pesquisador.
Ao falarmos da necessidade do professor ser um pesquisador, adentramos em um tema que com relativa frequência tem figurado os debates da área de educação oscilando entre aqueles que veem nessa possibilidade a oportunidade de revolução do ensino caracterizando-a como o remédio para todos os males, como também há aqueles que nãoacreditam nesse poder “milagroso” e pelo contrário, enxergam essa proposta como uma tarefa a mais, acrescida ao tão conturbado dia-a-dia do profissional docente, cada vez mais desmotivado e englobado pelo tsunami de problemas que rondam e permeiam o ambiente escolar e, além disso, não acreditam na pesquisa por esperarem dela respostas prontas e eficazes às problemáticas da escola o que na maioria dasvezes não é possível.
Assim, é preciso fazer-se uma análise, baseados em trabalhos a respeito deste tema, sobre a importância da pesquisa na formação dos professores, tanto inicial quanto continuada, no intuito de avaliar em que aspectos o fato do professor ser um pesquisador contribui significativamente para o ensino da educação básica e, por outro lado, as dificuldades existentes e obstáculos aserem vencidos para a obtenção de tal pretensão. Para tal tarefa, é importante frisar os questionamentos levantados por Marli André (2010, p. 55):
“deve-se usar a expressão professor pesquisador/reflexivo? De que professor e de que pesquisa se está tratando, quando se fala em professor pesquisador? Que condições tem o professor que atua nas escolas, para fazer pesquisas? Que pesquisas vêm sendoproduzidas pelos professores nas escolas?”
2. As relações entre pesquisa e formação de professores
Como bem questiona Marli André, se as concepções que defendem a necessidade da formação do professor para a pesquisa apontam o alcance de metas extremamente positivas para a educação, por quais motivos essas propostas tem sido alvo de questionamentos e críticas? Certamente, váriosquestionamentos perpassam por esse campo de discussão visto que as atividades de ensino e pesquisa, apesar de compartilharem alguns pontos em comum, possuem características inerentes a cada uma e que devem ser levadas em consideração ao tratar-se da combinação desses dois campos, principalmente quando se propõe que o agente realizador de ambas seja um único individuo, o professor.
A mudança de postura doprofessor em sua prática pedagógica é eminentemente necessária, pois devido à forma como a sociedade organiza-se atualmente, altamente informatizada e interligada pela globalização, já está mais do que na hora da escola adaptar-se a esta realidade. Será que estamos preparados para isso? É cada vez mais necessário que o professor seja um ser crítico, investigativo, autônomo, questionador do cotidiano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa dos educadores e formação docente
  • A importância da pesquisa na formação docente.
  • Pesquisa, formação e prática docente
  • PESQUISA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE.
  • Pesquisa, formação e prática docente
  • Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
  • Pesquisa e recursos didáticos na formação é pratica docente
  • Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!