A pesquisa em língua portuguesa

Páginas: 5 (1158 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT
CAMPUS XXII – COLEGIADO DE LETRAS
CURSO – LETRAS VERNÁCULAS
DISCIPLINA – SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA V
DOCENTE – ROSANA CARVALHO DA SILVA GHIGNATTI

MARIA DO CARMO SILVA DE JESUS

A PESQUISA EM LÍNGUA PORTUGUESA

EUCLIDES DA CUNHA
2010
A pesquisa em língua portuguesa

ResumoEste trabalho está pautado nas ideias de Marcos Bagno presente no livro Pesquisa na Escola o que é como se faz e irá discutir os métodos de ensino de língua Portuguesa no 1° grau ligados as regras ditadas pelos gramáticos como fator que contribui para a escassez de pesquisa científica na área de Língua Portuguesa. Também irá mostrar a necessidade do ensino de Língua Portuguesa dá maiorrelevância ao que é proposto pelos linguistas como método de ensino que pode favorecer o desenvolvimento de pesquisa científica na área de língua Portuguesa.

Palavras - chave: Língua Portuguesa; gramáticos; linguístas; pesquisa científica.

Marcos Bagno escreve este livro Pesquisa na escola o que é e como se faz estimulado pela sua indignação frente ao método de pesquisa utilizado na escola, mostrandoinúmeros erros cometidos pelos professores ao lidarem com esse tipo de trabalho escolar e apontando novos caminhos a serem seguidos, os quais levarão, segundo Bagno, ao melhor proveito dessa questão. Este livro está dividido em duas partes onde a primeira apresenta a conceituação do que vem a ser a pesquisa em si, ressaltando que ela deve ser bem mais que o tema, ela deve ser mais profunda,demonstrando o que é e como deve ser feito um projeto de pesquisa. Na segunda parte, ele introduz argumentos para uma pesquisa na disciplina de Língua Portuguesa, faz isso dando aos professores sugestões de pesquisa que desafiam às regras do que todos chamam gramática tradicional, a gramática que afirma o que é erro e o que é acerto.
Vale ressaltar que o livro Pesquisa na escola, faz entender o que éum projeto de pesquisa e a importância que ele tem para o aprendizado de cada aluno, pois o autor fala de cada parte que compõe um projeto de pesquisa para que se entenda o que realmente é uma pesquisa. Bagno fala que o ensino de português, em vez de se preocupar com regras, deveria se preocupar com as potencialidades da língua, ele também faz inúmeras críticas ao método de ensino utilizado pelamaioria dos professores. Apesar de existir esses problemas envolvendo a aprendizagem, ele mostra que é possível mudar a maneira de ensinar desses professores, a fim de tornar a Língua Portuguesa uma disciplina prazerosa e objeto de pesquisa na escola de uma forma nunca vista antes.
A língua portuguesa é ensinada na escola como se fosse algo imóvel, acabado, na perspectivas dos gramáticostradicionais, sendo opostas as atitudes dos linguistas, que estudam a língua partindo do pressuposto de que a língua sofre transformações ao longo dos tempos e de acordo com as variações linguísticas que surgem a partir do convívio com outros indivíduos de falares diferentes. Na visão dos gramáticos o certo é o que está na gramática tradicional, tudo que escapa de suas regras é considerado erro. Por issosurge o preconceito linguístico, que na realidade está inserido não na língua, mas sim nos seus usuários como afirma Bagno: “[...] o preconceito linguístico não existe. O que existe, de fato é um profundo e estranho preconceito social.” (p.16)
Na visão dos linguistas o que é classificado de erro pelos gramáticos são variações influenciadas por diversos fatores, que podem ser social, étnico,geográficos, históricos dentre outros, e segundo Bagno “a língua é parte constitutiva da identidade individual e social de cada ser humano [...] nós somos a língua que falamos.” (p.17), essas variações se concebem a partir das diferentes formas de como a língua é incidida por cada indivíduo. O ensino gramatical se baseia em conceitos formulados há muitos anos atrás, os quais foram comprovados terem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
  • Projeto de pesquisa: A informática no ensino de Língua Portuguesa
  • Língua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • lingua portuguesa
  • Lingua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • Lingua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!