A pesquisa cient fica kamyla 3

445 palavras 2 páginas
Pesquisa cientifica
A pesquisa científica difere-se de uma simples pesquisa rotineira, seja no âmbito escolar ou em qualquer outra esfera da sociedade. A pesquisa científica, de acordo com Ruiz (1991):
“É a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência”.
A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Para esta pesquisa, é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.
Para esse processo deve-se ter um conjunto de atividades, tais como: investigar o assunto e compreendê-lo, buscar informações em fontes distintas, comparar ideias de diferentes autores, selecionando-as sob uma postura crítica e, finalmente, partir para a redação do próprio texto, a qual deve contar com o apoio de um referencial teórico que sustente os posicionamentos assumidos pelo autor.
Como fruto de um processo rigorosamente planejado, a pesquisa se estrutura por meio de várias etapas. Entre elas, destacamos:
* Escolha do tema
* Revisão da literatura
* Justificativa
* Formulação do problema
* Determinação dos objetivos
* Metodologia- Como deverá preceder a pesquisa?
- Quais caminhos a serem percorridos para se chegar aos objetivos propostos?
- Qual o tipo de pesquisa a ser realizada?
- Quais os instrumentos de pesquisa a serem realizados: entrevista? Questionário? Observação? Formulários?
- Qual a forma utilizada para a tabulação dos dados?
- Como serão analisados e interpretados os dados e as informações?
* Tabulação dos dados obtidos
* Análise e discussão dos dados
* Conclusão da análise dos resultados – Como uma das etapas finais do trabalho, esta parte sintetiza os resultados obtidos e evidencia as conquistas alcançadas com o trabalho.
* Redação e apresentação

Relacionados

  • a bicicleta e as cidades
    24688 palavras | 99 páginas