A personalização da transcendência na biologia

Páginas: 51 (12524 palavras) Publicado: 25 de abril de 2012
Este artigo examina representações de embrião e feto humanos presentes no discurso de profissionais envolvidos com a medicina de reprodução humana e os serviços de infertilidade, além de textos publicados na grande imprensa. Enfocou-se o debate sobre o estatuto do embrião fora do corpo, em particular, a polêmica sobre o uso de embriões humanos como material de pesquisa para a obtenção decélulas-tronco, área de investigação científica que traz a expectativa de cura de diversas doenças. Esse debate indica situações de "drama social" ou controvérsia, quando se exprimem questões cruciais na constituição de uma sociedade. Encontraram-se representações sobre o embrião e o feto humanos que lhes atribuem ou negam a condição de pessoa. A argumentação baseia-se em descrições de caráter biológico,invocando os discursos científico e religioso. Valores correntes da cosmologia ocidental moderna revelam-se nas descrições.

Palavras-chave: Embrião humano, Células-tronco, Construção social da pessoa, Biologização

ABSTRACT

This article examines ideas concerning the human embryo and foetus present in the discourse of professional staff working in human reproductive medicine and infertilityservices, as well as texts published in the mainstream press. It focuses on the debate concerning the status of the embryo outside the body, in particular, the polemic surrounding the use of human embryos as research material for obtaining stem cells, an area of scientific investigation that raises the hope of cures for a wide range of diseases. This debate points to situations of 'social drama'or controversy that reveal critical questions for the constitution of society. Here ideas concerning the human embryo and foetus tend either to attribute or deny them personhood. Based on biological descriptions, but invoking both scientific and religious discourses, these arguments expose some of the contemporary values of modern western cosmology.

Key words: Human embryo, Stem cells, Socialconstruction of the person, Biologization





É nos conceitos biológicos que residem os últimos vestígios de transcendência de que dispõe o pensamento moderno (Lévi-Strauss 1982:52).

Este artigo examina representações de embrião e feto humanos presentes em duas fontes: no discurso de profissionais envolvidos com a medicina de reprodução humana e os serviços de infertilidade e em textospublicados na grande imprensa. Apreendeu-se o discurso desses profissionais durante pesquisa de campo para o doutorado em antropologia. As entrevistas ocorreram entre os anos de 2000 e 2002, com profissionais de serviços públicos de reprodução assistida em São Paulo, e de um serviço universitário de infertilidade no Rio de Janeiro. Citam-se diretamente apenas seis das entrevistas. O trabalho decampo incluiu o comparecimento a eventos da área e o registro de material televisivo.

Selecionaram-se textos publicados na imprensa a partir de levantamento sistemático no jornal O Globo entre 2000 e 2005. A prioridade foram textos da página de opinião, em que os autores, em sua maioria, não são profissionais do jornal, mas integram alguma categoria social que lhes confere autoridade para sepronunciarem sobre o assunto. Incluiu-se número menor de matérias propriamente jornalísticas deste e de outros veículos da imprensa.1 A fim de investigar as representações sobre o embrião humano, o enfoque foi em textos que lidavam com o uso de embriões humanos como material de pesquisa, em particular para formar células-tronco. O período do levantamento antecede e ultrapassa um ciclo de eventos noPoder Legislativo referente à aprovação da nova Lei de Biossegurança, cujo anteprojeto foi encaminhado pelo Executivo ao Congresso em 31 de outubro de 2003, com tramitação até 24 de março de 2005, além de uma ação de inconstitucionalidade em maio do mesmo ano (cf. Cesarino 2006). A nova Lei de Biossegurança permite, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MAXIMA PERSONALIZAÇÃO
  • A Transcendência do Delírio
  • personalização em eventos
  • Tempo de transcendencia
  • Tempo de Transcendência
  • Personalização netshoes
  • Personalização em massa
  • Personalização em massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!