A PERSONALIDADE NAS VISÕES DE HENRY MURRAY, RAYMOND CATTELL E HANS EYSENCK

Páginas: 31 (7551 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
A PERSONOLOGIA DE HENRY MURRAY

A teoria desenvolvida das fontes da ciência biológica mostra um respeito considerável pela importância determinante dos fatores biológicos, uma plena apreciação da complexidade individual do organismo humano e um interesse por representar o comportamento de maneira que a investigação controlada seja uma sequencia natural dessas formulações.
O foco de sua teoriaestá nos indivíduos em toda a sua complexidade.


1. A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE

Sua teoria foi muito influenciada pela teoria psicanalítica, entretanto, se diferencia em alguns aspectos da teoria Freudiana. Reconhecia que a personalidade está em um estado de fluxo.

2. DEFINIÇÕES DE PERSONALIDADE

2.1 A personalidade é um abstração e não somente uma descrição do comportamento doindivíduo;

2.2 A personalidade do indivíduo se refere a uma série de eventos que abrange toda a vida do indivíduo;


2.3 Uma definição da personalidade deve refletir os elementos duradouros e recorrentes do comportamento;

2.4 A personalidade é um agente organizador e governador do indivíduo;

2.5 Ela se localiza no cérebro.


3. PROCEDIMENTOS E SÉRIES

Os dados básicos dopsicólogo são os procedimentos que são interações sujeito-objeto ou objeto-sujeito. Os procedimentos externos tem dois aspectos: o subjetivo e o objetivo comportamental, refletindo assim a sua convicção de que o comportamento está inextricavelmente preso a uma dimensão temporal. Logo, a representação do comportamento em termos de séries torna-se necessária quando certos procedimentos estão tãointimamente relacionados que se torna impossível estuda-los separadamente sem destruir eu significado total.

4. PROGRAMAS E PLANOS SERIADOS

Se trata de arranjos ordenados de submetas que se estendem para o futuro, ou seja, é um objetivo que o indivíduo deseja obter e quando este desenvolve uma série de submetas visando alcançar seu objetivo, trata-se de um programa seriado.
De mesma importânciaestão os planos, que são meios para reduzir o conflito entre as necessidades e as metas concorrentes organizando a expressão dessas tendências em momentos diferentes. Por meio dos planos o indivíduo pode dar o máximo de expressão às suas várias metas. Se a pessoa for eficiente na construção de planos, pode diminuir a quantidade/intensidade de seus conflitos.
Logo, programas e planos seriadosseria uma ordenação, ou seja, um processo de planejar o resultado do processo.

5. HABILIDADES E REALIZAÇÕES

Murray demonstrava interesse pelas habilidades e realizações, considerando essas qualidades parte importante da personalidade. Esses componentes teriam a função central de mediar entre a disposição para ação e os resultados finais para os quais essas disposições estão orientadas.

6.ELEMENTOS ESTÁVEIS DA PERSONALIDADE

Apesar de a personalidade ser algo em constante mudança, também teria estabilidades ou estruturas que aparecem ao longo do tempo.
Concordava com Freud em relação ao Id ser como um repositório de impulsos primitivos, o self como cego e não socializável e o superego como um subsistema internalizado que age no indivíduo.
Em uma revisão posterior de sua teoria,enfatizou os elementos estáveis mais positivos da personalidade. Acreditava que existem processos formativos e construtivos que não só são úteis para a sobrevivência ou como defesas contra ansiedade, mas também possuem sua própria energia, objetivos e realizações. Afirmava que uma pessoa necessita ser criativa, imaginativa, deve construir e compor para continuar sadia.

7. A DINÂMICA DAPERSONALIDADE

Murray tinha uma posição de um psicologia motivacional, pois era convicto de que no estudo das tendências direcionais da pessoa, está a chave para a compreensão do comportamento humano, na qual o ponto fundamental que se deveria, segundo o teórico, se descobrir em uma pessoa é a sua direcionalidade supra-ordenada de suas atividades sejam mentais, verbais ou físicas.

Necessidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Teoria da Personalidade de Henry Alexander Murray (1893-1988)
  • Hans Eysenck
  • Raymond murray schafer
  • TRÊS VISÕES SOBRE TEORIAS DA PERSONALIDADE
  • Murray
  • Possibilidades de adaptação da proposta didática de raymond murray schafer para a realidade da escola regular no brasil
  • visões
  • HANS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!