a permeabilidade dos solos

Páginas: 9 (2012 palavras) Publicado: 18 de março de 2014







Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro



Docente: João Baptista

Discentes: Cristiana Cunha, nº52373
Marlene Ramos, nº50657



Turma 2
2011/2012





Índice

PÁGINA


Introdução 4
Constituição do solo 5
Origem do solo 7
Propriedades dosolo 7
Solos permeáveis 10
Atividade Experimental 11
Conclusão 12
Bibliografia 13







Introdução

No âmbito da cadeira de Ciências da terra e da vida, foi nos proposto a realização de um trabalho experimental sobre um tema a escolher pelo grupo. O nosso trabalho iráabordar os solos, sobretudo a sua permeabilidade.
Apesar de as rochas, a areia e o solo serem sólidos, existem espaços entre os grãos dos materiais, que são chamados de poros. A água pode fluir para dentro desses poros. A quantidade de espaço aberto existente em um sólido é chamada de "porosidade". É o solo que ao recobrir as rochas, permite às plantas encontrarem as substâncias nutritivasnecessárias para a vida. Com efeito o solo é constituído por uma parte mineral, que provém da degradação das rochas e também por uma parte orgânica, essas substâncias orgânicas constituem o húmus, do qual depende a fertilidade dos solos.
O solo é permeável sobretudo pela acumulação da água da chuva que “arrasta consigo os sais nutritivos, permanecendo os detritos minerais resultantes da alteração químicadas rochas” (Enciclopédia pedagógica Universal O solo. Pág.54).
Esperamos que este trabalho esclareça a matéria acerca do tema abordado, sobretudo a experiencia a ser realizada, que irá demonstrar de facto a veracidade da permeabilidade de diferentes solos.






Constituição do solo
Um solo é sempre constituído por matéria mineral (areia, calcário, limo, argila), matéria orgânica(húmus, restos de plantas e animais), ar e água.
Como podemos observar na figura 1, a fração constituída por matéria mineral e matéria orgânica ocupa cerca de metade do volume total do solo e corresponde à parte sólida do mesmo.


Gráfico 1 - Constituição do solo
 
Matéria Orgânica
É constituída por restos de plantas e de animais, parcial ou totalmente decompostos, e também por seres vivos.
Amatéria orgânica acumula-se principalmente à superfície do solo e desempenha um papel múltiplo, pois torna mais fáceis de trabalhar os solos pesados, facilitando a penetração das raízes; contém e armazena nutrientes fundamentais que cede às plantas; ajuda o solo a reter a água, por exemplo.








O húmus (parte da matéria orgânica que sofreu intensa decomposição) protege a argila,estabilizando a estrutura do solo, e a argila favorece a humidificação, protegendo assim o húmus contra o ataque de micróbios.
Matéria Mineral
A areia é um dos componentes minerais do solo. A sua existência, em maior proporção, facilita os trabalhos de mobilização do solo, a penetração de raízes e o arejamento. Não retém em geral, os nutrientes nem a água.
A argila retém facilmente os nutrientes e aágua e, quando em excesso, dificulta o arejamento, a circulação da água, a mobilização do solo e também a penetração das raízes.
O calcário não está presente em todos os solos.
Ar e Água
O ar e a água ocupam os espaços (poros) existentes entre as partículas que constituem o solo. A dimensão dos poros influi na retenção da água pelo solo (os poros mais finos facilitam a retenção, enquanto osmaiores permitem a sua rápida infiltração). O ar preenche os espaços não ocupados pela água.
 









Origem do Solo
“É frequente afirmar que o solo é o resultado de um processo complexo em que intervêm diferentes factores: a rocha - mãe, o clima, o tempo, os seres vivos e a topografia.
A formação do solo inicia-se com os fenómenos de desagregação e alteração da rocha - mãe. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • permeabilidade do solo
  • permeabilidade do solo
  • Permeabilidade do Solo
  • Permeabilidade do solo
  • Permeabilidade do solo
  • permeabilidade do solo
  • Permeabilidade dos solos
  • Permeabilidade dos solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!