A periodização do desenvolvimento psicológico

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
A periodização do desenvolvimento psicológico:

O desenvolvimento psicológico é definido por OLIVEIRA & TEIXEIRA (2002:24) como “o conjunto de transformações que ocorrem ao longo da vida de um indivíduo”. Esse conjunto para os mesmos “tende a ser visto como um processo que se organiza em períodos, etapas, estágios ou fases que sucedem ao longo da vida de cada indivíduo”.
As trêsidéias centrais do pensamento de Vygotsky podem ser aporte para uma melhor compreensão dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento psicológico de um indivíduo:
1- “As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos de atividade cerebral” (OLIVEIRA, 1993: 23) – essa afirmação ilustra que é importante saber qual é o grau de desenvolvimento do corpo (sua idade), definido comoontogênese.
2- “O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico” (OLIVEIRA, 1993: 23) – isso ilustra a importância de se contextualizar as circunstâncias sociais, históricas e culturais nas quais se desenvolveu o indivíduo - a sociogênese.
3- “A relação homem – mundo é mediada por sistemassimbólicos” (OLIVEIRA, 1993: 23) – isso ilustra a importância de se conhecer como se deram as experiências na vivência do mundo de cada indivíduo – a microgênese.

Segundo Oliveira &Teixeira (2002), Vygotsky não elaborou um sistema completo de periodização do desenvolvimento, porém lançou as bases para que seguidores de seu pensamento o fizessem. Dialogando com essas bases, descritas porOLIVEIRA & TEIXEIRA (2002), tentou-se fazer a análise da periodização do desenvolvimento do entrevistado.
Conforme já foi explicitada acima é de extrema importância conhecer o contexto cultural para a análise de um indivíduo. Dada a importância que a escola possui na cultura ocidental, o entrevistado descreveu sua trajetória focando-se principalmente na vida escolar. Tocou pouco nas suas emoções econtradições, o que dificultou o trabalho de análise.
Foi solicitado ao entrevistado para que definisse quais as etapas do desenvolvimento por que passou e que fatos marcaram o ingresso nas novas etapas. Ele não soube muito bem definir os marcos, mas afirmou que ao parar para analisar a situação em que se encontra não é mais criança e nem adolescente; é adulto.
Edson falou muitopouco sobre sua infância, iniciando com o ingresso na pré-escola, aos 6 anos. Lembra-se da professora ser bastante rigorosa e da mãe cobrar muito o capricho nas tarefas, o que fez com que ele aprendesse a ler muito rápido.
Talvez a intensa cobrança que sofreu nos anos iniciais da vida escolar seja o motivo pelo qual Edson tenha se empenhado tanto nos anos seguintes e demonstrado tanta sede naaquisição do conhecimento e de um bom histórico escolar (com notas impecáveis).
Pelo fato de o entrevistado não ter se referido aos anos anteriores à entrada na escola não é possível descrever as primeiras etapas do desenvolvimento compreendidas na teoria de Vygotsky.
À luz da teoria do mesmo, os anos compreendidos entre o terceiro e o sétimo – a idade pré-escolar – fazem parte dasexta etapa do desenvolvimento do indivíduo, caracterizada “pela espontaneidade e por uma certa ingenuidade, de modo que uma criança manifesta-se externamente tal como vivencia internamente suas experiências” (OLIVEIRA & TEIXEIRA, 2002: 37).
A sétima etapa constitui-se na passagem da idade pré escolar para a idade escolar ; “segundo Vygotsky, o aspecto mais importante dessa etapa é osurgimento dos primeiros sinais de diferenciação entre os aspectos interno e externo da personalidade” (OLIVEIRA & TEIXEIRA, 2002: 37), fazendo com que ele incorpore em sua conduta o fator intelectual. Analisando-se a entrevista não foi possível encontrar elementos que indicassem tal afirmação.
A idade escolar, compreendida entre 8 a 12 anos, consiste na oitava etapa do desenvolvimento à luz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A questão da Periodização do Desenvolvimento Psicológico.
  • A questão da periodização do desenvolvimento psicológico
  • Desenvolvimento psicológico
  • desenvolvimento psicologico
  • A questão da periodização do desenvolvimento
  • Desenvolvimento psicologico
  • Desenvolvimento Histórico do Pensamento Psicológico
  • Teoria do desenvolvimento psicológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!