A PERDA DA FORÇA POLÍTICA DO MOVIMENTO SINDICAL DOS TRABALHADORES NO BRASIL DIANTE DO NEOLIBERALÍSMO OVIMENTO SINDICAL

26553 palavras 107 páginas
1 INTRODUÇÃO

A sistematização do presente estudo faz parte de um conjunto de indagações e reflexões a respeito da temática sobre a perda da força política do movimento sindical brasileiro diante do neoliberalismo, realizada como exigência para a conclusão do curso de bacharel em Serviço Social.
O interesse pelo tema partiu da intenção de aprofundar os estudos sobre o movimento sindical frente à política neoliberal, motivada inicialmente pelas disciplinas relacionadas ao mundo do trabalho. E posteriormente pelas indagações de como esses organismos sindicais vinham enfrentando as profundas mudanças políticas, econômicas e ideológicas que o capitalismo mundial instaurou a partir de 1980.
A partir desse pressuposto a referente pesquisa teve com centro de preocupações analíticas o crescente enfraquecimento dos organismos sindicais da classe operária no Brasil, responsável por grandes mobilizações na luta por direitos e melhores condições de trabalho no processo histórico-social e político do país; diante das mudanças ocorridas no mundo do trabalho nos países de capitalismo avançado na década de 1980 e posteriormente no cenário brasileiro a partir da década de 1990.
O estudo dos reflexos que as metamorfoses no mundo do trabalho trouxeram principalmente para esses organismos de mobilização, abordada por autores como Antunes (1998), evidencia a repercussão que a reestruturação produtiva provocou na materialidade e na subjetividade da “classe-que-vive-do-trabalho”, principalmente em seus organismos sindicais de mobilização, destacando a diminuição da taxas de sindicalização a partir da década de 1980; a tendência neocorporativa dentro desses organismos ao sindicalismo de participação; a burocratização e institucionalização das entidades sindicais e a desregulamentação e flexibilização dos direitos. Segundo o autor ainda, as metamorfoses no mundo do trabalho provocaram uma múltipla processualidade, caracterizada por um lado, pelo processo de qualificação ou

Relacionados