A percepçao do usuario

4072 palavras 17 páginas
A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO DO PROGRAMA DA FAMILIA NO SETOR LESTE DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG

Aluna: Lara Lane de Oliveira
Orientador: Erlândia XXXXX

RESUMO
A NOB-SUS 96 acelerou a descentralização dos recursos federais em direção aos Estados e municípios, consolidando atendência à autonomia de gestão das esferas descentralizadas e criou incentivos explícitos às mudanças na lógica assistencial, rompendo com o produtivismo e implementando incentivos aos programas dirigidos às populações mais carentes, como o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, e às práticas fundadas em uma nova lógica assistencial, como o Programa de Saúde Familiar – PSF.
Trata-se de estudo que procurou conhecer a opinião do usuário do Programa Saúde da Família (PSF). Este estudo qualitativo, de natureza exploratória e como instrumento de investigação elaborou-se um roteiro de entrevistas estruturado, com questões abertas, realizadas com usuários da região leste da cidade de Uberlândia – MG.
Os resultados mostraram que os usuários não estão satisfeitos com a freqüência de visitas dos agentes comunitários de saúde ACS. Constatou-se que a maioria das pessoas que frequentam ao psf são mulheres, como esses bairros de estudo ficam em setores carentes o nível de escolaridade é muito baixo. Com relação a horário de atendimento, acesso os usuários estão satisfeitos, sobre a prevenção e o relacionamento o psf deixa a desejar com suas ações como demostrado nos gráficos.

Palavras-chave: Programa de Saúde da Família; satisfação de famílias usuárias; atenção básica.

1. INTRODUÇÃO
O nascimento da medicina social na Alemanha, França e Inglaterra, foi assumido pelo Estado devido à industrialização desses países (séculos XVIII e XIX; e início do século XX), para a assistência dos trabalhadores. A conquista de alguns direitos sociais pelas classes trabalhadoras foi mediada pela interferência estatal, para a proteção da ordem social capitalista e de mediação das relações entre as classes

Relacionados