A percepção dos alunos de licenciatura quanto a importancia dos cuidados com a vocalização

Páginas: 11 (2645 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
A percepção dos alunos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas quanto da necessidade de cuidar da vocalização
Ana Gláucia Griebeler ¹

RESUMO
O presente artigo procurou avaliar a percepção da importância da voz para um pequeno grupo de formandos em licenciatura em uma universidade do Vale do Taquari. A pesquisa foi realizada com duas turmas do curso de licenciatura em CiênciasBiológicas da UNIVATES² por meio de aplicação de um questionário. O objetivo desta pesquisa foi averiguar o grau de compreensão entre os futuros docentes, sobre a importância de se manter hábitos que preservem a voz, pois esta é o instrumento diário de maior importância para um profissional da área docente. De forma geral, foi possível perceber que apenas uma pequena parcela entre os entrevistadosmantinham esta percepção quanto a importância da voz, se fazendo necessário um trabalho mais objetivo que possibilite o desenvolvimento da voz como um instrumento facilitador da atividade docente, antes da formação deste aluno como profissional da área.
Palavras-chave: Vocalização, voz na docência, importância da vocalização.


ABSTRACT
The presente paper sought investigate the perception of theimportance of the vocalization for a small portion of students in a universsity of the Vale do Taquari. This research was applied with two classes of the curse of Biological Cience of Univates through a questionary. The obejctive of this research was investigate the understanding between the candidates about the importance of the voice care, because it is the daily instrument with more importancefor the teacher aplication. Was possible to percept that only a little part betwen the intreviewees have this perception about the voice care, turning necessary introduting a work more objective that possibilities the development of the voice like a facilitate instrument of the  apprenticeship, before the formation of this student like a professional of the area.
Key-words: Vocalization, voice inthe teacher, voice importance.


¹ Aluna formanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIVATES.
² Universidade do Vale do Taquari

Objetivos:
Avaliar a percepção de formandos de biologia quanto à importância do uso da vocalização no desenvolvimento do trabalho docente;
Compreender o papel do uso da fala do professor em sala de aula;

Justificativa:
A expressão vocal tempapel fundamental na construção de ideias, pois a partir dela alunos e professores ampliam sua capacidade de compreender e pensar.
Pesquisar a forma de pensar sobre a expressividade da fala de formandos de Licenciatura em Biologia é uma maneira de pensar sobre novos caminhos para uma melhor interação entre alunos e professores em sala de aula.
O estabelecimento da união entre os estudos e aprática da força vocal do professor em sala de aula é fundamental ao longo do processo de formação do professor, e o seu aperfeiçoamento deve ser visto como um recurso facilitador do processo de aprendizagem, pois a voz possibilita o exercício da comunicação, podendo ser considerada o instrumento diário de trabalho mais precioso.
Para Jardim (2006) ao referir-se ao uso da voz no trabalho docenteafirma
No trabalho docente, a voz ocupa lugar de destaque, influenciando a relação professor-aluno e também as relações entre o professor e seus pares. A voz do professor é um importante recurso para ganhar respeito, atenção e tornar o trabalho em sala de aula mais interessante. A qualidade vocal e a forma de expressão do professor influenciam a receptividade dos alunos a determinadosensinamentos. (JARDIM, 2006)
Atualmente, existe a grande necessidade de se preservar a saúde vocal dos professores, em relação aos riscos existentes para o desenvolvimento de doenças ligadas a voz abordando, inclusive, o campo das consequências econômicas, financeiras e produtivas que o mau uso desta pode gerar aos profissionais desta categoria.
Os níveis altos de stress evidenciados nos profissionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A percepção dos professores e alunos quanto o uso de regras de jiujitsu
  • A percepção dos professores e alunos quanto o uso de regras de jiujitsu
  • Percepção dos enfermeiros quanto a importancia do aleitamento materno
  • A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA PARA O MERCADO DE TRABALHO E A QUESTÃO SOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE...
  • A percepção do cliente quanto a qualidade no atendimento
  • Importância da Sensação e Percepção para um Psicólogo
  • A importância da percepção humana
  • Importancia cuidados recem nascido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!