a percepção do aluno da unifieo sobre a influencia da classe c no comercio eletrônico

Páginas: 75 (18701 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2015
1. INTRODUÇÃO

O trabalho vai estudar aspectos significativos para o entendimento da influência do comércio eletrônico no mercado consumidor, especialmente na classe c. Sendo hoje uma área que muito tem contribuído para a evolução da sociedade nos seus mais variados aspectos “tecnologia” é conveniente pegar umas das suas áreas com mais relevância “comercio eletrônicos” associa-la ao mercadoconsumidor da classe c que vem crescendo significativamente. Primeiramente é conveniente fazer uma breve retrospectiva da história do comércio eletrônico no Brasil de forma a nos situarmos tendo uma noção exata que, no Brasil, o comércio eletrônico B2C (Business-to-consumer) surgiu em 1995, logo depois da internet comercial. Entre as empresas pioneiras nas vendas online, destaca-se LivrariaCultura, Gru po Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Booknet, esta última foi comprada por um grupo de investidores e mudou o nome para Submarino (empresa). Apesar de a internet ter se popularizado mundialmente em 94, somente após cinco anos os protocolos de segurança e a tecnologia Digital Subscriber Line (DSL) foram introduzidos, permitindo uma conexão contínua com a Internet.
Essainfluência exercida poderá ser negativa ou positiva. Demonstrar esses pontos e dar bases aos positivos e criar estratégias de como contornar os negativos é um dos grandes focos do trabalho e demostrar o processo de compra dos consumidores e as influências nas escolhas, seu comportamento, quais os métodos usados pelo marketing para atingir essa classe e aumentar vendas, pois dados revelados pelo sitehttp://ecommercenews.com.br/ revelam que no final do primeiro trimestre de 2011, 46,5% dos consumidores que realizaram compras pela internet possuíam renda familiar igual ou inferior a R$ 3 mil, segundo dados da consultoria e-bit. Isso quer dizer que, dos atuais cerca de 10,7 milhões de e-consumidores, 5 milhões são da classe C. O estudo aponta uma importante inserção deste perfil de consumidor nocomércio eletrônico. O trabalho busca analisar acima de tudo dado e dar respostas que possam moldar ou dar mais sustentabilidade a essa influência que o comércio eletrônico exerce sobre a classe C.


1.2. Problema e Hipótese

Problema
Gil (2002) Conceitua problema da seguinte forma: conforme já foi assinalado, toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema ou indagação. Todavia, aconceituação adequada de problema de pesquisa não constitui tarefa fácil, em virtude das diferentes acepções que envolvem este termo. O conceito que mais se caracteriza como um problema cientifico é a seguinte: problema é uma questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento.
Já na visão de Marconi e Lakatos (2001) no seu livro fundamentos de metodologiacientifica, problema é um processo continuo de pensar reflexivo, cuja formulação requer conhecimentos prévios do assunto (matérias informativas) ao lado imaginação criadora.

Hipótese
Gil (2002) define hipótese como a preposição testável que pode vir a ser solução do problema.
Para Marconi e Lakatos (2001) hipótese é uma proposição que se faz na perspectiva de se verificar a validade de respostasexistentes para um problema. É uma suposição que antecede a constatação dos fatos e tem como característica uma formulação provisória: deve ser testada para determinar a sua validade

1.2.1 Problema de Pesquisa

Sobre o nível excedente de compras registrado nos últimos anos, em especial, compras feitas eletronicamente surge à necessidade de questionar-se. Quem é o consumidor que tem aumentadoesse elevado nível de compras, qual a sua renda e como o contato a essas compras tem alterado o seu comportamento?
1.2.2- Hipóteses Formuladas

H0 – A classe C tem aumentado suas compras através do comercio eletrônico, pela facilidade de acesso aos produtos alterando seu comportamento no âmbito de consumo.
H1 – A classe C não tem aumentado suas compras através do comercio eletrônico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Percepção de Marca da Classe C
  • A influência da inflação na classe c
  • Trabalho Sobre comercio Eletrônico
  • O comércio eletrônico e sua influência nos dias atuais
  • A influência da classe c na economia brasileira
  • Matéria da veja sobre a classe c
  • LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
  • “Logística de distribuição física no brasil e a influência do comércio eletrônico”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!