A percepção de consumidores frente ao apelo racional ou emocional utilizados na publicidade de causas sócioambientai

Páginas: 77 (19154 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
Rachel Matos Walter

A PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES FRENTE AO APELO RACIONAL OU EMOCIONAL UTILIZADOS NA PUBLICIDADE DE CAUSAS SÓCIOAMBIENTAIS

Santa Maria, RS 2010

2

Rachel Matos Walter

A PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES FRENTE AO APELO RACIONAL OU EMOCIONAL UTILIZADOS NA PUBLICIDADE DE CAUSAS SÓCIOAMBIENTAIS

Trabalho Final de Graduação apresentado ao Curso de Comunicação Social:Publicidade e Propaganda – Área de Artes, Letras e Comunicação, do Centro Universitário Franciscano, como requisito parcial para obtenção do grau de Publicitário – Bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda.

Orientadora: Cristina Munarski Jobim Hollerbach

Santa Maria, RS 2010

3

Rachel Matos Walter

A PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES FRENTE AO APELO RACIONAL OU EMOCIONAL UTILIZADOS NAPUBLICIDADE DE CAUSAS SÓCIOAMBIENTAIS

Trabalho Final de Graduação apresentado ao Curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda – Área de Artes, Letras e Comunicação, do Centro Universitário Franciscano, como requisito parcial para obtenção do grau de Publicitário – Bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda.

__________________________________________________ CristinaMunarski Jobim Hollerbach – Orientadora (Unifra)

__________________________________________________ Angela Lovato Dellazzana

__________________________________________________ Pauline Neutzling Fraga

Aprovado em ....... de .................................... de ...............

4

AGRADECIMENTOS Este trabalho é a conclusão de uma etapa especial da qual fizeram parte pessoas muitoimportantes. Obrigada Alberi, por ser este pai tão presente, sempre me incentivando a ir mais longe. À minha mãe, Maria Lúcia, agradeço todos os conselhos e risadas que tornaram meus dias mais alegres. Obrigada Felipe, meu irmão, por todas as conversas e risadas. Ao meu namorado, Daniel Carrión, agradeço a paciência e os momentos diários de amor e carinho. Aos meus amigos, queridos, agradeço acompanhia e o incentivo. Obrigada Cristina Jobim, pela confiança em meu trabalho. Levarei sempre comigo a contribuição e o carinho de todos vocês.

5

RESUMO

À medida que o problema acerca da degradação do meio ambiente torna-se mais emergente, verifica-se a necessidade de atitudes imediatas e eficazes que contribuam para a solução do mesmo. A proposta deste trabalho é relacionar a temáticaambiental à comunicação social, mais especificamente à publicidade, com o objetivo de contribuir com o processo de conscientização da sociedade. Objetivou-se, nesta pesquisa, analisar a percepção de consumidores frente ao apelo racional e emocional utilizado na publicidade de causas sócioambientais. Realizou-se a seleção, através de uma entrevista com perguntas fechadas, de três indivíduos com perfisdistintos: um que se manifestasse a favor das causas sócio ambientais, outro que fosse indiferente e um que se manifestasse contra. Estes indivíduos foram submetidos a dois audiovisuais, um com apelo racional e outro com apelo emocional. Procurou-se identificar a percepção dos indivíduos através de questionários e de uma entrevista semiestruturada em profundidade. Na análise de cada sujeito, bemcomo no cruzamento destas análises com os objetivos desta pesquisa, pode-se notar que há relação entre o perfil ecológico de cada entrevistado e sua reação quando expostos aos audiovisuais, sendo que cada um foi receptivo a apelos distintos. Palavras-chave: Percepção, Apelo Motivador, Meio Ambiente, Comportamento do Consumidor.

ABSTRACT

As the degradation of the environment issue becomes moreand more common, there is a need for immediate and effective actions to contribute to its solution. This paper`s purpose is to relate environmental issues to the media, specifically advertising, aiming to increase environmental awareness to the society. This research`s objective is to analyze the perception of consumers against the rational and emotional appeal used in advertising in social and...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apelos Racionais a Autoridade
  • Racional VS. Emocional
  • Causas emocionais das doenças
  • Consumidor Racional Simples
  • Resenha mentes emocionais e mentes racionais
  • Comportamento do consumidor- percepção do cliente
  • A importância da publicidade nas causas sociais
  • O comportamento e a percepção do consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!