A percepção da decisão no trabalho

Páginas: 10 (2271 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
Não há no mundo duas pessoas que tenham exatamente a mesma reação, interpretação e interação do que percebem. Nossos sentimentos refletem a maneira como nós percebemos o mundo e surgem através das nossas experiências emocionais, se desenvolvendo ao longo da nossa história.
 
A questão é que quando exigimos que os outros vejam as coisas como nós a vemos, sem que haja uma base comum de entendimentodo que está sendo observado, abrem-se as portas para o conflito interpessoal, emergindo como elemento que influencia o cotidiano das relações de trabalho. A inabilidade no trato das diferenças de percepção geram mal-entendidos que contribuem para reforçar um comportamento disfuncional mantido por boatos, fofocas, rumores e incidentes baseados parcialmente em fatos e muito em falsas impressões.Como resultado, os membros de uma determinada equipe experimentam frustração, irritação, raiva e insatisfação, ocasionando comportamentos não desejados no trabalho.
 
Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada umde nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.
 
Há pessoas que agem em função de como percebem a realidade e não em função de como realmente a realidade é. Além das características individuais, há outras duas dimensões que podem diferenciar o modo como cada um percebe, ou seja, podem referir-se àquilo que está sendoobservado e, ainda, à situação em que a percepção se dá.
 
Sob o aspecto individual, a percepção se forma levando em conta as crenças, valores, características de personalidade, motivações e experiências anteriores, dentre outros, servindo de base para o histórico de vida da pessoa.
 
Trazendo esses conceitos para o mundo das organizações, a questão a ser refletida é: como esse tema impacta osprofissionais das diversas gerações (baby-boomer, X e Y) que trabalham em conjunto nas empresas e como influenciam os resultados obtidos, tendo em vista não apenas o valor que cada geração dá ao significado do trabalho, como também suas respectivas percepções sobre as diversas esferas da vida?

Link:
http://www.motvirtual.com.br/artigos.php?id=41 
Pelo fato de trabalhar há nove anos no mercado declipping e de fornecer serviços para as áreas de Inteligência Competitiva e de Negócios de empresas dos mais diversos setores, procurei escrever minha monografia sobre algum tema ligado a esta minha experiência profissional.
Resolvi, então, escrever sobre o papel da internet nesta busca incessante por informação que estamos verificando no meio empresarial nos dias atuais. Informações sobre o setor emque atuam, sobre o mercado, sobre a concorrência, sobre a legislação vigente, sobre as interferências governamentais que podem impactar de alguma forma os negócios. Ao prestar serviços de clipping (tanto da mídia impressa quanto da web), tenho percebido um forte aumento do número de clientes que nos procuram para abastecer seus departamentos de inteligência com toda esta gama de informações.
Mas,será que toda e qualquer informação obtida por meio da internet pode ser considerada 100% confiável? Pelo fato de se tratar de uma nova mídia e de ser tão dinâmica – ao ponto de uma notícia ser publicada em um site e ser modificada pelo jornalista ou autor em questão de minutos, por exemplo –, a internet pode ser utilizada como fonte de informação confiável para o processo de InteligênciaCompetitiva?
Pretendo mostrar alguns dos muitos benefícios trazidos pelo advento da internet ao processo de inteligência, bem como alguns cuidados que devem ser tomados pelo pesquisador ao se utilizar dela como fonte de informações a fim de que este evite cair em uma de suas muitas armadilhas. Pretendo mostrar também alguns casos em que a internet se mostrou uma forte aliada dos profissionais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • percepção e tomada de decisão individual
  • Percepção e tomada de decisão
  • Percepção e tomada de decisão
  • Decisão na Tomada da Percepção
  • percepção na tomada de decisão
  • Percepção e tomada de decisão individual
  • PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
  • Percepção e tomada de decisao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!