A Per Cia Odontol Gica Forense Trabalho De Portugues 19 03 2015

360 palavras 2 páginas
A perícia odontológica Forense
A perícia, em Odontologia, reveste-se de algumas características próprias que vão além da constatação anatômica da lesão, adentrando pelos caminhos funcionais de cada dente.
Ao tratar-se diretamente dos dentes, há necessidade de que a perícia venha distinguir com sutileza o valor de cada peça, levando em conta as suas funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, de acordo com o interesse de cada exame. Por outro lado, observa-se na prática que os peritos quando respondem aos quesitos relacionados à fragilidade e à perda da função, nesse caso, leva-se em conta apenas o fator mastigatório relativo às peças dentárias lesadas, deixando de lado os graus estéticos e fonéticos da vítima.
Para obter a identificação de um indivíduo através da Odontologia Forense, não resta dúvida que o mais importante é poder fazer um estudo detalhado da dentadura questionada, de modo que possa captar o maior número de informações que permitam a sua caracterização.
Ao se deparar com o cadáver, se tratando de uma ossada o processo de estudo é mais simples, pois apenas é necessário estudar os arcos superiores e inferiores separadamente. Já quando o cadáver ainda esta fresco, o processo se torna um pouco mais dificultoso, pois será necessário que seja feito incisões para que haja a separação do arco mandibular e arco maxilar. Quando se trata de cadáveres carbonizados geralmente o processo é o mesmo, pois os dentes são resistentes ao calor, podendo alterar a cor ou o formato, dependendo da temperatura que foram expostos.
Ao termino desse processo, para que a ficha odontológica seja preenchida corretamente inicia-se o trabalho de separação dos ossos e dentes facilitando assim o estudo de toda a arcada dentaria do paciente. Após todo esse processo a arcada é submetida à remodelagem com o uso de massa plástica, possibilitando dessa forma uma ampla radiografia panorâmica.
Pra finalizar, opino que o trabalho de um perito odontológico é essencial, pois auxilia no

Relacionados