A paternidade do passado Revista de H hellip

2218 palavras 9 páginas
A paternidade do passado - Revista de História

15/09/14 16:17

A paternidade do passado
Pesquisador de faro aguçado, o diplomata Francisco Adolfo de Varnhagen ficou consagrado como pai da história do Brasil e vislumbrou pioneiramente a capital no
Centro-Oeste do país
Lucia Maria Paschoal Guimarães
18/9/2007

Lisboa, 5 de outubro de 1839. Francisco Adolfo de Varnhagen decide escrever ao Instituto Histórico e
Geográfico Brasileiro oferecendo um exemplar da sua edição crítica do Roteiro do Brasil – também conhecido como Tratado descritivo do Brasil em 1587. Na carta cerimoniosa que acompanha a publicação, endereçada ao secretário do Instituto, o cônego Januário da Cunha Barbosa, o jovem letrado timidamente relata os resultados das suas primeiras experiências na pesquisa de documentos históricos. Nem de longe podia supor que a memória nacional haveria de consagrá-lo o pai da história do Brasil.
Nascido em 17 de fevereiro de 1816, em Sorocaba, São Paulo, Francisco Adolfo era filho do engenheiro alemão, o Coronel Frederico Luís Guilherme de Varnhagen, e de Maria Flávia de Sá Magalhães, de nacionalidade portuguesa. Seu pai, um dos pioneiros da fundição de ferro no Brasil, chegara aqui em 1809, contratado para iniciar os trabalhos da fábrica de São João de Ipanema, onde permaneceu até 1821, quando resolver voltar à Europa e fixar-se com a família em Portugal.
Francisco Adolfo fez os primeiros estudos no Colégio Militar da Luz (Lisboa), matriculando-se, em seguida, na Academia da Marinha. Alistou-se no 2º Batalhão de Artilharia e aderiu à causa do duque de Bragança - o ex-imperador d. Pedro I, que após abdicar ao trono brasileiro, seguiu para Portugal para defender os interesses de sua filha, rainha d. Maria II, na disputa com o príncipe d. Miguel pela coroa portuguesa.
Promovido a oficial, ingressou na Academia de Fortificações e concluiu o curso de engenheiro militar no ano de 1834.
O interesse pela poesia medieval o levou a participar rodas literárias lisboetas.

Relacionados