A partir da perspectiva histórica e sociológica, apresente a família como

Páginas: 27 (6506 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CUTITIBA – FACINTER

ANDREA MENDONÇA DE ABREU LOPES RU: 438407


PORTIFÓLIO

São Paulo
2011


FACULDADE INTERNACIONAL DE CUTITIBA – FACINTER

ANDREA MENDONÇA DE ABREU LOPESRU: 438407


PORTIFÓLIO



Relatório de Pesquisa apresentado como Atividade de Portfólio da Disciplina Pesquisa e Prática Profissional: Diversidade Cultural, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Nacima Aparecida Galvão.
Centro Associado: São Paulo
(Penha)SÃO PAULO
2011
SUMÁRIO:
1- EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE................................................ 04
4- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS....................................08
5- BIBLIOGRAFIA......................................................................... 10

1- EDUCAÇAÕ E DIVERSIDADE

Leia o texto aseguir e elabore uma breve reflexão sobre a diversidade cultural presente nas escolas nos dias de hoje e as suas conseqüências.
“Entre a alteridade e a identidade: o que é Mito de Narciso nos ensina”.
O grande desafio da escola hoje é contribuir para formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Trata-se de uma tarefa complexa que exige da escola um movimento que ultrapasse temas,conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos o verdadeiro sentido da palavra cidadania.
Esta pesquisa surge da necessidade de refletir sobre o que é cultura e como a escola tem trabalhado a diversidade cultural e qual é a proposta curricular para este desafio, como diz Trindade (2000 pág. 17)

“A questão que se coloca é a importância de se entender a relação cultura e educação. De um ladoestá à educação e do outro a idéia de cultura como lugar, a fonte de que se nutre o processo educacional para formar pessoas, para formar consciência”.

Nesta perspectiva a abordagem do termo diversidade cultural é um tema atual e relevante a partir do momento em que a “escola” desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela.
Por isso a escola precisa estimular asdiferenças e dar significados para oportunizar e produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens, segundo Soares (2003 pág. 161).
As diferenças fazem parte de um processo social e cultural e que não são para explicar que homens e mulheres negros e brancos, distinguem entre si, é antes entender que ao longo do processo histórico, as diferenças foram produzidas e usadas socialmentecomo critérios de classificação, seleção, inclusão e exclusão.
Assim podemos compreender que é fundamental no processo de aprendizagem e compreensão necessária para que se possa vê-lo “diferente” em suas complexidades de formas de relações humanas e suas afirmações, significações e ressignificações.
Sabendo que, a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se nanossa música, na dança, na culinária, na nossa língua portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano.
Por isso, a escola deve propor a apropriação política do conhecimento científico e da cultura em geral não perdendo de vista o aspecto fundamental, ou seja, a noção de que o conhecimento não constitui uma série de informações técnicas a serem aprendidas pelos alunos, mas deconstrução de saberes.
Nessa perspectiva, se descortina um vasto campo de possibilidades, pois, “o saber do povo” designa muitas formas de conhecimentos expressas nas criações culturais dos diversos grupos de uma sociedade.
O processo educativo segundo Freire é organizado na relação entre currículo, conhecimento e cultura. É pensando nessa valorização da diversidade cultural que apresentaremos uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PERSPECTIVAS HISTÓRICA DA FAMÍLIA
  • Familia: Uma perspectiva socio-histórica
  • A perspectiva sociológica
  • Perspectivas sociologicas
  • Perspectivas Sociológicas
  • Perspectivas sociológicas
  • Perspectivas Sociológicas
  • Perspectivas sociológicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!