A Partilha Da Frica Ou Corrida A Frica Ou At Mesmo Disputa Pela Frica Aconteceu Em 1880 Foi A Domina O Imperialista Europeia Sobre Este Continente Aonde 90

1082 palavras 5 páginas
NEOCOLONIALISMO
A Partilha da África é da Ásia foi à dominação imperialista Europeia. Os continentes foram repartidos entre a França, Alemanha, Bélgica, Portugal, Itália e Espanha. Isso aconteceu porque o Capitalismo estava enfrentando problemas é a solução foi conquistar novos mercados, o alvo eram os mercados mais pobres.

Partilha da África:

A partilha da África foi decidida entre a Rússia, EUA e outros 14 países da Europa é iniciou-se na segunda parte do século XIX mais a delimitação das fronteiras atingiram seu ponto máximo após a Conferência de Berlim, os países que fizeram a Partilha estavam interessados em procurar tudo que ajudaria na sua Colonização é nos seus bolsos como exemplos eles procuraram novos mercados, ouro e diamantes. Os maiores impérios foram construídos pela França e Inglaterra e 90% da das terras Africanas foram dominadas por nações Europeias. A África é até hoje explorada por companhias e países que querem seus recursos naturais e seus mercados.

Guerras:
Essa Partilha teve varias guerras, a mais conhecida foi a Guerra dos Bôeres que aconteceu em 1899 e se se finalizou em 1902, foi causada por que a Inglaterra tinha interesse nas riquezas que Johanesburgo (cidade dominada por Bôeres) continha, entrando assim em conflito com os colonos holandeses, a Inglaterra saiu vitoriosa é agora havia mais lugares conquistados como Orange e Transvaal.

A Partilha:
Inglaterra:
Como o líder do imperialismo na época, era a Inglaterra ela dominou do Mar mediterrâneo até o extremo Sul do continente Africano.

França:
A França perdeu o Egito para o governo Inglês, porque o mesmo tinha apoiado a França na conquista de Marrocos tendo em troca o abandono da França no Egito.
1. Argélia
2. Tunísia
3. Marrocos
4. África Ocidental Francesa
5. Mauritânia
6. Senegal
7. Camarões
8. Sudão Francês (atual Mali)
9. Guiné
10. Costa do Marfim
11. Níger
12. Alto Volta (atual Burkina Faso)
13. Daomé (atual Benin)
14. África Equatorial Francesa
15. Gabão
16. Médio

Relacionados