A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA PAULA MATIAS PAVAO/ MG

5329 palavras 22 páginas
TRABALHO FINAL DE CURSO

A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA
PAULA MATIAS PAVAO/ MG

LÁZARO RODRIGUES XAVIER

TEÓFILO OTONI
DEZEMBRO / 2011

LÁZARO RODRIGUES XAVIER

A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA
PAULA MATIAS PAVÃO/MG
Trabalho apresentado como parte das exigências para a conclusão do curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da profa. Mônica de Souza Dayrell.

TEÓFILO OTONI
DEZEMBRO / 2011

AGRADECIMENTOS

Às minhas tutoras Jacira e Jamily e à orientadora de curso e grande profissional
Monica Dayrell.
Aos colegas de turma do curso Pedagogia que se iniciou em 2008 com o belo sonho de trilhar os caminhos da graduação, em especial a Marina pelo apoio incondicional.
Aos amigos e familiares que sempre fizeram parte de minhas lutas e vitórias.
À toda a equipe da E. M. Professora Davina Santos.
Muito obrigado.

“Se tudo que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”
Paulo Freire

RESUMO
Esta pesquisa, realizada em uma escola municipal de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Pavão, tem como principal objetivo instigar as pessoas, que compõem a comunidade escolar, a assumirem as suas atribuições enquanto cidadãos no sentido de estabelecer uma participação popular sem que haja pessoas ou grupos que delegam poder e influência sobre os demais membros. Buscando ainda identificar meios de melhorar a democratização de sua estão destacando que a opinião da comunidade escolar será evidencia. Neste trabalho

Relacionados