A palava de Aprendiz

Páginas: 23 (5677 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
A palavra do aprendiz


Irm Jorge Adoum
São Paulo
O homem que se dedica ao reconhecimento do mais profundo das coisas, não necessita de nenhum mestre.
Jorge Adoum
Tendo sido consagrado Aprendiz maçom, o neófito esta em condições de receber a palavra e o modo de o fazer.
A Palavra Sagrada dada pelo Venerável Mestre, que se assenta no Oriente, simboliza a Palavra Sagrada dadaindividualmente a cada um de nós pelo Espírito da Verdade, pelo intimo Eu Sou , que igualmente se senta e mora no Oriente, origem de nosso ser.
Também representa a instrução verbal que se dá na Loja (ou lugar onde se manifesta o Logos ou Palavra) e que sempre deve partir do Oriente para ser efetiva, isto é, do que cada um pode pensar individualmente de mais nobre e elevado. Deve ser luz inspiradora evida como a luz do Sol, que sai do Oriente.
À semelhança da Palavra Sagrada que se formula ao ouvido, letra por letra, assim deve dar-se a instrução hermética. Dá-se a cada qual um primeiro rudimento, a primeira letra da Verdade para que, meditando-a e estudando-a, chegue por seu próprio esforço a conhecer e formular a segunda, que o tornará digno de receber útil e proveitosamente a terceira.Desse modo foi e tem sido comunicada a Doutrina Iniciática em todos os tempos, sendo o simbolismo maçônico a primeira letra da mística palavra sagrada da Verdade.
A Palavra Sagrada que se dá ao novo iniciado é o símbolo daquela instrução sobre os princípios da Verdade que cada Aprendiz tem o direito de conhecer, ensinados pelos irmãos mais adiantados no caminho. A Palavra Sagrada que se dá aoouvido, ou secretamente, é o saber verdadeiro que o iniciado recebe do seu interior. É o exercício que o torna apto para o Magistério da verdade e da virtude. Esta instrução não depende do que recebe senão do que encontra e assimila por si mesmo com seus próprios esforços, isto é, com o uso correto que faz da primeira regra recebida, meio de chegar diretamente à verdade.
Nisso consiste a instruçãoiniciática: agir sempre e bem para chegar a descobrir as verdades transcendentes cósmicas que estão em si próprio. Não é como a instrução oficial, que se limita a fazer então o discípulo saber certas opiniões intelectuais que, muitas vezes, são mais prejudiciais que úteis. A ciência da Verdade deve ser sentida, vivida e não só aprendida.
A Maçonaria prepara e ensina o intelecto a comunicar-se como seu interior
Cada letra da Palavra Sagrada deve ser objeto de reflexão individual. Por exemplo, ao meditar nos poderes e significado da primeira letra, o discípulo chegará, por esforços próprios, a encontrar a segunda, que é a que deve dar ao Instrutor em resposta à primeira, para que se julgue digno de receber a terceira, que é de gênero diferente da primeira.
O homem correto, que aspira aosaber, deve primeiramente praticar o bem ao seu alcance; então, a primeira prática lhe descobre o caminho da segunda; ajudar os necessitados, consolar os aflitos. Significa isso dar e, como o efeito de dar é receber segundo as leis cósmicas, chegamos à conclusão de que quem ajuda será ajudado para dar mais e de que quem consola será consolado para melhor aliviar a dor alheia.
A Palavra Sagradatem três sentidos. O primeiro sentido é exterior. Esse determina certos ensinos por meio do símbolo, das cerimônias e alegorias assim como as religiões têm as cerimônias, obrigações externas e a ciência tem o método experimental com as propriedades exteriores das coisas.
O segundo sentido é esotérico, o qual por meio da reflexão individual pode levar ao conhecimento da Verdade, à Doutrinainterior que se oculta no simbolismo e nas formas externas. O terceiro é o sentido místico ou entendimento secreto da Verdade apresentada pelas alegorias e símbolos.
A mesma lei rege na senda da religião quanto na do homem espiritualista, que busca o sentido interior e profano dos símbolos religiosos e o valor operativo de suas cerimônias. Assim se chega a entender seus significados espirituais.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aprendiz
  • APRENDIZ
  • Mais uma Aprendiz
  • O aprendiz
  • aprendiz
  • aprendiz
  • Aprendiz
  • Aprendiz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!