A Osteoporose

Páginas: 2 (457 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2015
A Osteoporose
A osteoporose é uma doença sistêmica progressiva caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura, levando à fragilidade do osso e aumentando o risco defraturas. Existe pouco osso, porém quando presente é normal.
Fisiologicamente o osso é continuamente depositado por osteoblastos e absorvido nos locais onde os osteoclastos estão ativos. Normalmente, anão ser nos ossos em crescimento, há equilíbrio entre deposição e absorção óssea; na osteoporose existe desproporção entre atividade osteoblástica e osteoclástica, com predomínio da ˙ultima.
Oesqueleto acumula osso até a faixa dos 30 anos, sendo a massa óssea maior no homem do que na mulher. Daí por diante perde 0,3 % ao ano. Na mulher a perda é maior nos 10 primeiros anos pós-menopausa, podendochegar a 3% ao ano, e é maior na mulher sedentária.
.A osteoporose é condição comum. De acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde, 1/3 das mulheres brancas acima dos 65 anos são portadorasde osteoporose, estima-se que cerca de 50% das mulheres com mais de 75 anos venham a sofrer alguma fratura osteoporótica.
Apesar de a osteoporose ser menos comum no homem do que na mulher, é estimadoque entre 1/5 a 1/3 das fraturas do quadril ocorram em homens e que um homem branco de 60 anos tem 25% de chance de ter uma fratura osteoporótica.

Tipos de osteoporose.

Os principais tipos deOsteoporose são:
- Osteoporose pós - menopausa: (Reabsorção óssea excessiva e diminuição da formação como conseqüência da deficiência estrogênica).
Atinge mulheres após a menopausa. Fraturas de colunapodem ocorrer ;
-- Osteoporose Senil: (Após 70 anos em ambos os sexos; Diminuição da formação óssea (falência dos osteoblastos) e da produção renal de 1,25-OHD, além de diminuição da absorção intestinalde cálcio e elevação do PTH);
Tanto fratura de quadril quanto de coluna pode ocorrer;
- Idiopática: Patogenia incerta. Anormalidades na função de osteoblastos; Diminuição de IGF-1 ; Deficiência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Osteoporose
  • Osteoporose
  • Osteoporose
  • Osteoporose
  • Osteoporose
  • osteoporose
  • Osteoporose
  • Osteoporose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!