A Ortodontia na atuação odontogeriátrica

3946 palavras 16 páginas
ARTIGO INÉDITO

A Ortodontia na atuação odontogeriátrica
Karyna Martins do Valle-Corotti*, Caio Vinícius Martins do Valle**, Leniana Santos Neves***,
José Fernando Castanha Henriques****, Arnaldo Pinzan*****

Resumo

Objetivo: este artigo tem como objetivo abordar as características do tratamento ortodôntico associado a uma atuação odontogeriátrica, pois devido a um aumento da expectativa de vida, um maior número de pacientes idosos tem procurado tratamento odontológico para uma reabilitação estética e/ou funcional. Metodologia: através de uma avaliação de dados presentes na literatura são abordados fatores como enfermidades sistêmicas, uso de medicamentos, condição da saúde bucal, quantidade de osso alveolar, motivação do paciente e estabilidade oclusal após a terapia ortodôntica. Para exemplificar o tratamento ortodôntico no paciente idoso são apresentados dois casos clínicos. Conclusões: o tratamento ortodôntico representa uma intervenção viável na atuação odontogeriátrica, desde que realizado com forças suaves, considerando as limitações de cada caso e respeitando as características inerentes a esta atuação.
Palavras-chave: Odontologia geriátrica. Ortodontia. Idoso. Saúde do idoso.

bem-estar.
A Odontogeriatria ou Odontologia Geriátrica consiste no ramo da Odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente do atendimento preventivo e curativo de pacientes com doenças ou condições de caráter sistêmico e crônico, associadas a problemas fisiológicos, físicos ou psicológicos22. No Brasil, surgiu como uma nova especialidade em 2001, aprovada na II
Assembléia Nacional das Especialidades Odontológicas (ANEO)7. Atualmente, as diversas especialidades odontológicas, em especial a Ortodontia, vêm se integrando com esta nova área odontológica, a Odontogeriatria, anteriormente restrita aos procedimentos de Periodontia e Prótese.

INTRODUÇÃO
Com os avanços da Medicina e da ciência, a expectativa de vida da população tem

Relacionados

  • Odontogeriatria: aspectos fisiologicos, farmacologicos e psicosociais na reabilitaçao bucal do idoso
    2276 palavras | 10 páginas
  • Anatomia
    32386 palavras | 130 páginas